segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aula-almoço: cardápio desta semana

A semana começa animada aqui no Ateliê! O cardápio desta semana agrada também aos vegetarianos! Venha aprender estes deliciosos pratos!
Entrada: Rolinhos de rúcula ao iogurte com hortelã
Prato principal: Penne ao pesto de manjericão e nozes
Sobremesa: mousse de goiaba ao cassis

Canelone light de berinjela recheado com pasta de ricota e hortelã


Ingredientes:
300g de ricota fresca
½ maço de hortelã
Sal a gosto
3 berinjelas grandes
1 lata de tomate pelado
1 dente de alho
1 colher de chá de óleo
Queijo ralado para gratinar

Modo de preparo:
Faça uma pasta de ricota fresca com a hortelã e o sal (eu triturei no processador) e reserve. Descasque as berinjelas e corte-as em fatias finas de modo que consiga fazer um rolinho quando as fatias estiverem cozidas. Coloque as fatias em água fervente por dois minutos, retire e espere esfriar.
Enquanto isso faça o molho de tomate, refogue o alho em óleo quente e acrescente os tomates cortados em fatias grossas, acrescente também o suco de tomate que acompanha o tomate pelado.
Agora sua berinjela deve estar fria, pegue uma fatia, coloque 1 colher de chá da pasta de ricota e faça um rolinho. Siga esta seqüência para todas as fatias de berinjela.
Em um refratário que possa ir ao forno, faça uma cama de molho de tomate, adicione os rolinhos e cubra com o molho. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
Sirva com almôndegas! Fica uma delícia.

Dica tornar seu prato mais light: Faça almôndegas sem óleo! Leve uma panela ao fogo com 2 dedos de água, espere ferver, adicione as almôndegas e tampe. Em 7 minutos elas estarão cozidas, então escorra a água (se ainda tiver muita) e deixe secar, quando a água secar, as almôndegas começam a “chiar”, vá mexendo levemente com uma colher para que dourem por igual. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Hoje tivemos aula-almoço

Recebi em meu ateliê minha querida amiga Cecil, sua irmã Marina e a tia Auxiliadora.
Elaboramos juntas e degustamos:

Salada de Rúcula com pera ao gorgonzola
Esta salada é deliciosa pelo fato de que a pera suaviza o "amarguinho" da rúcula. Tem pessoas que odeiam rúculas, não comem... eu sou uma delas, evito ao máximo, mas me tornei adepta a ela em situações como numa salada dessa ou envolta aos rolinhos de rúcula com tomate seco que vou ensinar na semana que vem.
A receita original leva creme de leite, mas eu achei "muito gordo" e substitui por iogurte.
Não vou colocar a receita certinha porque pra isso tem de fazer a aula (rs) mas vou explicar mais ou menos que também dá pra reproduzir e tal...
Pegue um pedaço de gorgonzola e amasse em 2 colheres de sopa de iogurte. Reserve. Prepare a salada de folhas verdes, descasque a pera, corte ao meio, retire o miolo e coloque-a sobre uma cama de folhas verdes (eu tempero com aceto balsâmico e sal) e coloque 1 colher do creme de gorgonzola sobre a metade da pera.

Filé de frango com ervas e Risoto parmesão
Este prato é mais fácil ainda... tempere um filé de frango, faça um corte horizontal, como se fosse fazer um recheio, pique algumas ervas com uma tesoura e coloque dentro do filé de frango. Leve ao forno médio (forno pré-aquecido) por 20 minutos. Sirva com um risoto básico, que nesta receita eu chamo de Risoto parmesão.
Aproveito o fato de morar em Uberlândia e ter queijo fresquinho que eu substituo o parmesão em todas as minhas receitas por um bom queijo meia cura ralado!
Durante a aula falamos sobre vários tipos de risoto, sobre o ponto básico, o ponto em que se adiciona cada ingrediente... inclusive hoje eu testei um novo arroz que não está declaradamente escrito como arbóreo, está escrito "especial para risotos", ele não vem a vácuo e é da Camil, gostei! Ele é mais barato, pode ser encontrado no Extra e é gostoso!

Bolinhas de bananada com crostini de parmesão
Esta receita é mega mega simples e fica linda! Quando fui ao Mercado Municipal de Uberlândia pela primeira vez, comprei não só o queijo ralado como também uma bananada.
Cheguei em casa e queria comer aquela bananada com um queijo, mas não tinha queijo fresco... então eu polvilhei uma assadeira com queijo ralado e levei ao forno por 2 minutos, retirei, quebrei o crostini, fiz bolinhas de bananada e comi bananada com queijo! Primeiro chamei de queijo fundido, mas o nome não é bonito... então eu pensei no crostini, que é uma torrada... esse é uma torrada de queijo parmesão (no caso meia-cura, mas é queijo ralado)... então crostini de parmesão!

Meninas, obrigada pela presença, voltem mais vezes!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Purê de maça pra Rê

Minha querida amiga Rê chiquérrima que mora em Madri me pediu uma receita de purê de maçã... Fazia muito tempo que eu não fazia... mas fucei e resgatei aqui algumas receitas e misturando tudo saiu uma boa!
Espero que gostem!

Ingredientes
6 maçãs
6 colheres de sopa de açúcar
1 limão espremido
1 copo de água
1 colher de manteiga.

Modo de preparo:
Descasque as maçãs, retire o miolo e corte em fatias bem finas. Coloque em uma panela na seguinte ordem: maçãs, açúcar, limão e água. Leve ao fogo sem mexer por 5 minutos. Depois mexa, abaixe o fogo e tampe, deixe as maçãs cozinharem por mais 10 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar.
Bata no liquidificador quando estiver morna e volte para a panela, acrescente a manteiga de mexa até que o purê fique com a consistência desejada (o ponto é mais mole que purê de batatas).
Pronto! É só servir!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Gaspacho Alentejano

Aproveitando o mega calor que está fazendo hoje fiz de almoço uma sopa gelada! Isso mesmo, um prato delicioso espanhol que eu aprendi com o Alex Caputo. Ótimo para dietas também porque é super light... Aliás aos adeptos da dieta da sopa poderiam fazer a dieta do gaspacho hehe ao menos é mais saboroso!
Ingredientes:
8 tomates sem pele e sem sementes picados
1 pepino japonês sem casca e sem semente
1 colher de sopa de vinagre
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
2 pães amanhecidos cortados em rodelas
1 copo de água gelada
Modo de fazer:
Amasse os dois dentes de alho com 2 colheres de sopa de azeite e o pão amanhecido, faça uma massaroca.
Coloque no liquidificador os pedaços de tomate, essa massa de pão e meio copo d’água. A partir daí meça a quantidade de água se você deseja uma sopinha mais espessa, coloque menos água, caso contrário, adicione todo o copo de água.
Bata por 3 minutos. Adicione o pepino, o restante do azeite e o vinagre, bata por mais 2 minutos. Decore com hortelã ou outro raminho verde e sirva com uma pedra de gelo.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos 
Grau de dificuldade: fácil
 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Moqueca capixaba à moda Avelar

Ontem eu recebi a ilustre visita da minha irmã que esteve no Brasil passando por Uberlândia...
Então fiz para ela uma receita que me atraiu pelo título "o melhor brócolis da sua vida"... fiz o tal brócolis de acompanhamento a uma moqueca capixaba e batatas ao murro... Ficou delicioso, abaixo as receitas:

Moqueca capixaba

Ingredientes:
1 kg de abadejo ou meca ou cação (eu usei filé de merluza e ficou maravilhoso igual!)
suco de 1 limão
sal, pimenta-do-reino a gosto
5 dentes de alho (usei somente 3)
1/2 maço de coentro (usei apenas 15 folhinhas)
2 cebolas cortadas em anéis
3 ou 4 tomates italianos cortados em 4 pedaços (eu tirei a semente e cortei em 8 pedaços)
1 maço de salsinha (não gosto de salsinha, por isso usei cebolinha no lugar)
100ml de azeite (foi no olho mas acho que usei umas 2 colheres de sopa no máximo)
1 colher de sobremesa de coloral

Preparo:
Tempere os pedaços de peixe com suco de limão, sal e pimenta do reino, reserve na geladeira por 20 minutos. Enquanto isso, em um pilão faça uma pasta com o alho, coentro, algumas rodelas de cebola e coloral.
Espalhe esta mistura no fundo da panela de barro (eu usei de alumínio mesmo e deu certo) e sobre essa mistura, monte uma cama de rodelas de cebola e, sobre a cebola, ajeite os tomates formando uma cama para o peixe. Neste momento disponha os filés de peixe sobre a cama, e leve a panela ao fogo. 5 minutos em fogo alto, depois baixe o fogo e deixe mais 15 minutos cozinhando, evite mexer para não despedaçar o peixe.
Abra a panela ao final dos 20 minutos, certifique-se de que o peixe está cozido, prove o sal, ajuste, deixe ferver por mais 2 minutos para apurar o restante do tempero e sirva imediatamente.


Batatas ao murro
Esta é uma receita que já conheço a bastante tempo, mas eu fazia de outra forma... o sabor ficou bem parecido com a receita anterior, mas o modo de preparo deste é mais fácil...
Ingredientes:
20 batatas pequenas
4 colheres de azeite
2 colheres de sal grosso
1 ramo de alecrim para decorar


Preparo:
Pré-aqueça o forno. Lave bem as batatas, em uma bacia pequena tempere as batatas com o sal grosso e azeite e leve ao forno brando. Após 30 minutos as batatas deverão estar coradas e macias. Se ainda estiverem duras, deixe mais tempo e verifique de 10 em 10 minutos, quando estiverem cozidas, retire do forno.
Na hora de servir dê um murro de leve sobre cada batata, cubra com folhinhas de alecrim para decorar e sirva.



"O melhor brócolis da sua vida"

ô brócolis bom!!! vale a pena experimentá-lo!


Ingredientes:
1 maço de brócolis
3 dentes de alho cortados em fatias finas
4 colheres de azeite
sal e pimenta do reino moída a gosto (usei 1 colher de chá de sal e uma pitadinha de nada de pimenta)

2 colheres de sopa de queijo ralado
8 folhas de manjericão
1 limão espremido + suas raspas



Preparo:
Pré-aqueça o forno. Desfie o brócolis em raminhos pequenos e tempere-os com o alho, azeite, sal e pimenta. Disponha-os sobre uma assadeira de tal forma a se distribuirem uniformemente e não ficarem amontoados. Leve ao fogo brando por 15 minutos, quando começarem a corar, retire-os, regue com o limão espremido (esse é o segredo da receita, não deixe de colocá-lo), espalhe as raspas do limão sobre os raminhos de brócolis, polvilhe queijo ralado e o manjericão (estes são disponsáveis, mas dão toque especial também se vc tiver)...Pronto! Sirva e deguste "o melhor brócolis da sua vida"! hahah adorei!

Pessoal, desculpem pelo tamanho da postagem mas eu realmente gostaria de compartilhar com vocês esta receita completa que ficou maravilhosa! Recebi elogios internacionais da minha irmãzinha querida!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Como usar figos?

Hoje eu acordei e me deparei com dois lindos figos na minha figueira... o que fazer com eles?

Salada de frios e figos

Ingredientes
1/2 maço de rúcula
1/2 maço de alface
2 figos
200g de peito de peru
200g de mussarela
Aceto balsâmico e sal a gosto
10 tomatinhos cereja
queijo parmesão salpicado a gosto

Modo de preparo:
Disponha as folhas lavadas em uma saladeira. Faça rolinhos do peito de peru e mussarela e corte-os da espessura de um dedo mais ou menos. Pique os tomatinhos cereja. Intercale os rolinhos de frios com os figos.
Regue tudo com mistura de aceto balsâmico e sal.

Bon apetit!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Boeuf Bourguignon

Hoje fiz o boeuf bourguignon da Julia Child... obviamente fiz à moda Adriana Avelar e mudei um pouco a receita...

Ingredientes:
100g de bacon em pedaço
1 kg de carne (pode ser qualquer carne, músculo, contra-filé, capa de contra-filé, alcatra)
1 garrafa de vinho
12 cebolinhas para conserva
1 colher de sopa de extrato de tomate
3 cenouras em fatias
1 cebola em fatias
2 colheres de farinha de trigo
1 litro de caldo de carne natural
ervas a gosto

Modo de fazer:
Separe o toucinho do bacon, coloque em uma panela com água, deixe ferver por 10 minutos. Escorra a água e deixe o toucinho secar, ele irá soltar a gordura, escorra e reserve.
Pique a carne em pedaços médios a grandes. Em uma panela bem grande que possa ir ao forno, refogue o bacon restante em pedacinhos bem pequenos. Retire o bacon e reserve. Neste óleo do bacon bem quente doure os pedaços de carne. Antes de levá-los à frigideira, seque com papel toalha para que dourem igualmente.
Após dourar todos os pedaços, refogue a cenoura e cebola nesta mesma panela.
Então junte a carne, o bacon, o toucinho e misture. Adicione a farinha de trigo e mexa, leve ao fogo por 4 minutos. Repita a operação mais uma vez e em seguida jogue o vinho, o extrato de tomate, o caldo de carne e as ervas. Prove o sal e ajuste.
Deixe em fogo baixo por 2 a 3 horas.
Enquanto a carne estiver no fogo, reduza as cebolas de conserva em vinho tinto (2 xícaras).
Misture o glacê de cebola à carne quando estiver desmanchando.
Sirva na panela que foi ao forno ainda borbulhando...