segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Pão da Saúde

Já tem algum tempo que venho pesquisando e estudando sobre pães. Meu pai atualmente tem 74 anos e a alimentação mais saudável que eu já vi, ele leu dois livros importantes que tratam do tema alimentação saudável: Anticâncer e Saudável aos 100 anos. Depois dessas leituras, ele mudou completamente seus hábitos alimentares e não come em hipótese alguma farinha branca!

Daí eu com meu estudo de pães sofria por não ter cobaia para experimentar... resolvi então fazer uma pesquisa sobre pães integrais e adequar meus testes para a minha única cobaia: meu pai!

E assim que comecei a pesquisar e me lembrar das aulas sobre grãos na Unicamp, fuça daqui, remexe dali, eu me lembrei de um equipamento muito curioso usado na indústria de alimentos chamado separador granulométrico ele tem a função de separar em diferentes peneiras diferentes grãos de diferentes granulometrias (mais grossos e mais finos). Assim quando o trigo é moído, algumas partes permanecem maiores e outras menores, no separador os menores descem e os maiores que no caso do trigo são parte da casca, germe e endosperma. As menores vão para o saquinho designado "farinha de trigo integral" nas gôndolas dos supermercados, as maiores vão para ração animal.

Bom, se nos livros do papai os autores recomendavam comer trigo integral, nada melhor do que o grão, mas eu não tenho máquina moedeira em casa, como fazer isso virar farinha? Lembrei da tal salada de trigo em grãos que eu tinha servido com Cordeiro na Páscoa e resolvi cozinhar os grãos como se fosse repetir a saladinha. Quando estavam cozidos, descartei 2/3 da água de cozimento e bati no liquidificador 1/3 da água de cozimento + grãos cozidos. Comecei a processar e vi que estava devagar, que alguns grãos estavam processados, outros não, que estava uma massaroca, desliguei tudo! Vai assim mesmo pensei! Meio moído meio inteiro, é integral é o que interessa... assim peguei uma receita de pão de bater no liquidificador, diminuí a quantidade de farinha, misturei a massaroca de trigo em grão, e... tan tan tan tan eis que surge o pão da saúde!

Para que ele fosse 100% aceito na rigorosa dieta do meu pai eu incluí: linhaça dourada, chia e aveia.








Pão da Saúde


Tempo de preparo: 1h30min // Rendimento: 2 formas grandes de pão de fôrma


Ingredientes


4 ovos
350 mL de leite
100gr de fermento fresco (de padaria)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
300gr de trigo em grãos cozidos e processados
600gr de farinha de trigo
3 colheres de sopa de chia
3 colheres de sopa de linhaça
3 colhers de sopa de aveia
3 colheres de sopa de óleo

Óleo e farinha de trigo para untar a fôrma





Modo de preparo


1- Coloque no copo do liquidificador: 4 ovos + 100gr de fermento + açúcar + sal + 350mL de leite;

2- Bata por 7 minutos (não menos, não mais, exatamente 7 minutos);

3- Despeje a mistura batida em um bowl, adicione a massaroca de trigo em grão e comece a adicionar a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre com uma espátula;

4- Quando não der mais para mexer com a espátula, coloque a mão na massa, mas não precisa ficar sovando e amassando, só até ela ficar homogênea. Adicione as 3 colheres de óleo e a massa se desgrudará de sua mão;

5- Divida a massa em 2 partes, coloque em 2 fôrmas grandes para pão de fôrma e deixe crescer. Quando estiver com 30 minutos de massa crescida, ligue o forno e coloque a massa em cima do fogão, só para ficar quentinho, não coloque dentro do forno ainda;

6- Quando o forno estiver BEM quente no máximo coloque os pães e depois de 30 minutos sua casa está cheirando a pão e o pão desgruda facilmente da fôrma, você pode tirar o pão do forno que ele está maravilhoso! Ideal mesmo é guardá-lo e só desenformar no dia seguinte.

E por falar em dia seguinte é aí que vem a melhor parte desse pão: uma fatia Gorda de pão de forma,  passar muita manteiga, dourar na frigideira e daí quando for comer ainda vê-lo assim por dentro:



Eu fiz o teste e o pão já está ali embalado e acondicionado há 5 dias sem nenhum mofo! 

Um comentário:

Comente aqui: