terça-feira, 14 de outubro de 2014

Brownie


Foi quase um ano de estudo em que comi brownies duros e doces demais até que eu finalmente chegasse a esta receita! Na verdade foi através de uma amiga italiana confeiteira de mão cheia, Valéria Suppa (dê uma olhada no blog dela) que eu comecei a entender um pouquinho mais sobre esse bolinho tão adorado!




Como de costume eu quis pesquisar a história do bolinho e diz a lenda que ele surgiu nos Estados Unidos em 1983 durante a Columbian Exposition que foi uma grande festa em Chicago para comemoração dos 400 anos da chegada de Cristovão Colombo ao "Novo Mundo".

A história é de que a rica socialite Mrs Bertha Potter Palmer proprietária do Palmer House Hotel em Chicago pediu ao Chef que preparasse uma sobremesa que pudesse ser armazenada em uma caixinha e levado a exposição pelas senhoras hospedadas no hotel.

…asked her chef at The Palmer House Hotel in Chicago to create a dessert that could be tucked into a box lunch for ladies to eat while attending the Columbian Exposition. The result was a super-rich, fudgy-chocolate confection – the Palmer House brownie. The brownie remains on the hotel’s menu, but the name of the creative chef, alas, is lost in antiquity. ((Hall, Suzanne. “A Batch of Brownies.” The National Culinary Review, May 2007, 42-43))

Essa é a lenda... mas daí nessa época já existiam barras de chocolate, elas eram caras e recém chegadas ao mercado, me pergunto por que não vários quadradinhos de chocolate em uma caixinha, elas sujariam menos as mãos!

Mas não! Nesta época pouco se conhecia sobre temperatura de chocolate e as barras que tinham na época lambuzavam as mãos. O chocolate surgiu por causa do chocolate quente europeu que era feito a partir de chocolate em pó, daí a necessidade de criar o produto chocolate. Surgiram as barras porém elas derretiam nas mãos das pessoas, eram barras grandes, rústicas, não sabiam que podiam derreter aquelas barras e fazer formatos diferentes. 

A lenda começa a fazer sentido... e daí também acredito eu que o brownie tenha surgido pois sempre em cozinha há que se reduzir os custos dos produtos e nada melhor do que aumentar o volume, sendo assim o acréscimo de farinha e ovo ao chocolate derretido com manteiga e forno para assar. O resultado um chocolate cremoso molhadinho que se come com as mãos! Lambuza-se, mas come-se com as mãos!

Depois de muitas histórias e indagações, eis que finalmente eu revelo a tal receita do brownie que deu certo!




Brownie de castanha do pará


Tempo de preparo: 35-40 minutos // Rendimento: 12 fatias quadradas


Ingredientes


  • 150gr de chocolate meio amargo
  • 113gr de manteiga
  • 3 ovos
  • 160gr de açúcar
  • 95gr de farinha de trigo
  • 70gr de castanha do pará
  • 125gr de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo


1- Ligue o forno em 180 graus. Derreta o chocolate junto com a manteiga em um bowl em banho-maria;

2- Misture os ovos com açúcar e bata até formar um creme esbranquiçado bem fofo (cerca de 5-6 minutos);

3- Misture o chocolate ao creme de ovos, adicione farinha a colheradas mexendo com cuidado com espátula. Adicione as castanhas do pará picadas rusticamente e o chocolate em pedaços;


4- Coloque em uma fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno baixo por 20 minutos, até que se forme uma crosinha na parte de cima do brownie. 

5- Retire do forno e espere esfriar por completo antes de cortar (ideal é colocar por 2 horas na geladeira, ele fica facinho de cortar).

Dica de beleza: 

Para que ele fique assim lindo como na foto com as castanhas por cima, reserve algumas, faça lascas rústicas e com 15 minutos de forno, abra e coloque as castanhas por cima, volte ao forno por mais 20 minutos.

Cuidado especial:

Não deixe o seu brownie no forno por mais de 30 minutos, ele ficará um bolo duro e seco!

Divirta-se!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: