quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Drink de melancia com chilli salgada


Eu fiz esse drink pela primeira vez quando testava um menu Thai para uma aula. Eu aprendi alguma coisa da cozinha tailandesa em Sydney. Tudo começou quando trabalhei com uma chef da Tailândia. Ela era bem rigorosa e ríspida comigo, eu tentava puxar assunto, perguntar mas nada a fazia sorrir, era sempre a cara amarrada me mandando fazer mil coisas uma atrás da outra sem tempo de me olhar nos olhos.

Um certo dia enquanto almoçávamos (fiz questão de me mudar de lugar para sentar perto dela) eu perguntei qual era sua comida favorita de seu país. Como de costume ela não respondeu. Eu continuei ali, e pra não ficar calada acabei contando pra ela do lombo da minha avó que é o prato que nossa família come no Natal que a grande maioria dos brasileiros come Peru por conta do Marketing de uma grande empresa mas que nós mantemos a tradição e comemos a única receita que minha avó deixou.

Ela como sempre ouviu a história toda calada e levantou da mesa quando eu terminei e saiu sem dizer nada. Era muito grosseira mesmo, eu mal podia acreditar! Como eu poderia admirar uma chefe dessas?
Daí passaram-se alguns dias e em alguns momentos ela foi mais doce, me deu frutas para comer durante o turno e tudo...

E eu como não tinha família nem amigos em Sydney acabava com muito tempo ocioso e óbvio eu ia pra cozinha! Fui pesquisar um pouco sobre comida tailandesa, cheguei a visitar uma loja específica de produtos thai e um dia eu testei uma berinjela adocicada com manjericão e óbvio eu levei para a tailandesa experimentar. Pra dizer a verdade o nome dela era tão difícil e a comunicação também (ela fazia questão de falar inglês enrolado comigo) que eu inventei na minha cabeça um apelido de "Coriander" pra ela e pronto, nem me lembro o nome dela.

Ela foi novamente super arrogante e não quis experimentar. Disse que era para eu deixar na geladeira que ela não tinha tempo para isso.

Mais uma vez fui embora pra casa detonada, me sentindo a pior cozinheira da história da humanidade! Haha essa mulher tinha o poder de acabar comigo, confesso! Por mais amor que eu tentasse oferecer, ela fazia questão de criar um clima horrível no trabalho.

No dia seguinte quando eu estava saindo para o almoço, ela me chega com uma marmita: "é assim" Fiquei muito feliz! Confesso que com um pouco de medo de estar envenenado dado o comportamento anterior dela, mas ela parecia querer melhorar aquela relação horrível.

A marmita que ela me deu tinha tipo um pastelzinho crocante muito apimentado e adocicado, levemente salgado, o recheio era de berinjela com manjericão, tinha um molho por cima bastante apimentado e doce.

A partir dali eu comecei a me interessar mais pela culinária tailandesa e testar mais pratos em casa. Eu não levava pra ela porque por mais que naquele dia ela tivesse sido simpática, nos dias posteriores ela foi muito cruel. Não me senti a vontade e nem vontade de lhe oferecer novos pratos.

Eu comecei a conhecer outros tailandeses (que tem bastante em Sydney) e quando me davam abertura eu perguntava sobre os pratos de família e contava das receitas que eu tinha estudado!

Numa dessas, em um ponto de ônibus sentada trocando umas figurinhas com um menino tailandês ele me contou desse drink thai que ele costumava tomar no alto verão com os amigos. Era um simples suco de melancia com algum drink bem forte (tipo tequila) e colocava num copo com uma crosta de chilli e sal.

"O toque especial está em bater a chilli no processador na hora, o perfume da pimenta invade o ambiente" - ele falou.

E então diretamente do ponto de ônibus em frente ao QVB em Sydney para o menu da aula Thai no Madame Aubergine eis que o drink faz o maior sucesso. Eu o repeti outras vezes em aulas das lojas Spicy em São Paulo e o sucesso é garantido! Só tem um detalhe importantíssimo:

SOL E CALOR! MUITO CALOR!



Preparando o drink em uma Loja Spicy






Drink de Melancia com Chilli Salgada


Tempo de preparo: 5 minutos // Rendimento: 4 drinks




Ingredientes



  • ¼ de Melancia
  • 400mL de Tequila
  • Gelo
  • 1 pimenta chilli seca
  • 1 colher de sopa de Sal
  • ½ limão tahiti


Modo de preparo


1- Amasse a melancia ou bata no liquidificador com a tequila e 6-8 cubos de gelo;

2- No processador a pimenta com o sal e coloque o sal temperado em um prato fundo (se preferir use chilli e sal em pó misture na proporção 1:1, mas não é igual!);         
                                                                        
2- Coe o suco de melancia, e reserve. Prepare as taças passando um gomo de limão em volta de cada boca de taça, depois as vire sob um prato com pimenta chilli em pó e sal. Cuidado para não pressionar muito o copo sob o prato e fazer uma camada muito salgada e apimentada!         
                          
3- Sirva o líquido nas taças.





Divirta-se!


Veja aqui mais fotos das Aula Thai e Loja Spicy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: