sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Bacalhau Espiritual

Com um enorme prazer estou hoje na terrinha: Minas Gerais na companhia de minhas duas mães, minha mãe de verdade e a de consideração. Duas grandes mulheres que representam muito na minha vida.

Este é um final de semana especial para nossa família, estaremos reunidos neste sábado para uma benção, um motivo espiritual nobre. E por este motivo minha mãe me pediu que levasse para ela bacalhau! Enquanto ela pedia o bacalhau vários flashs de segundos se formavam na minha cabeça, lembrando todas as receitas de bacalhau que eu já tinha provado, elaborado e estudado. E qual delas eu escolheria para este evento tão abençoado?

Escolhi pelo nome, pela foto e pela vontade de experimentar o nunca antes feito por mim Bacalhau Espiritual! Já tinha provado um monte deles mas eu mesma preparado foi a primeira vez.


Tempo de preparo: 1 hora // Rendimento 8 porções



Ingredientes 



Molho Bechamel com parmesão


  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • 100gr de farinha de trigo
  • 1 litro de leite quente
  • 1 pitada de noz moscada ralada na hora
  • sal e pimenta do reino a gosto



Bacalhau


  • 2 cebolas grandes raladas
  • 2 cenouras raladas
  • 1 pimenta dedo de moça sem semente micropicada
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1kg de bacalhau dessalgado
  • 500 mL de leite
  • 6 fatias de pão de forma sem casca
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado



Modo de preparo



Molho bechamel


1-  Em uma panela coloque o leite para ferver;

2- Derreta a manteiga em uma frigideira, adicione a farinha de trigo e deixe dourar por 2 minutos;

3- Junte a manteiga + farinha de trigo ao leite mexendo vigorosamente com o mixer e deixe ferver, irá engrossar;

4- Adicione o queijo parmesão, tempere com sal e noz moscada.

Bacalhau


1- Coloque o peixe dessalgado em leite fervendo e cozinhe por 15 minutos. Reserve o leite do cozimento, deixe-o esfriar;

2- Refogue as 2 cebolas  raladas em azeite, quando estiverem translúcidas adicione a cenoura, deixe dourarem, acrescente o bacalhau e refogue bem, deixe apurar 5-10 minutos em fogo alto tampado. Quando estiver grudando no fundo da panela, retire-o do fogo e reserve;

3- Corte as 6 fatias pão de fôrma sem casca em cubos e bata no liqüidificador para ficarem uma farinha úmida. Adicione o leite do cozimento do peixe aos pães.

4- Misture o bacalhau com a massa de pão de forma e forre o fundo de um pirex de vidro;

5- Cubra com o molho bechamel;

6- Polvilhe 3 colheres de sopa de queijo parmesão e leve ao forno por 20 minutos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: