Postado em 03/09/2014 às 0:01 por Adriana Avelar em Colunistas 2, Direto da Cozinha
Quem não se lembra da voz inativa que os clientes tinham ao saírem insatisfeitos de um restaurante? Reclamavam ao garçon, gerente, caixa e nada daquilo ficava registrado e o proprietário ou responsável pelo estabelecimento muitas vezes nem sabia do que se tratava, o cliente tinha a impressão de que seu pedido seria atendido e o proprietário de que todos estavam satisfeitos. Na verdade todos eram enganados por palavras ditas e/ou não ditas. Com a chegada das redes sociais essa realidade mudou drasticamente e o momento atual mais se parece com uma revolução gastronômica.
Hoje o perfil do facebook de um estabelecimento é bombardeado com críticas positivas e negativas diariamente, “facebookianos” de plantão atiram pedras por preços altos ou qualquer outro desconforto que lhes pareça inaceitável.
O proprietário do restaurante não precisa mais de interlocutor para saber o que os clientes pensam sobre seu estabelecimento, basta abrir sua página na Rede Social e tirar suas próprias conclusões, bem como atender e responder às solicitações de seus clientes.
Nesse processo tanto os clientes como os estabelecimentos ganharam. Os clientes podem registrar suas percepções e os proprietários podem ali se justificarem e corrigirem seus erros, podem ainda divulgar suas fotos, promoções e ações aos clientes e amigos de clientes convertendo sentimentos ruins em sorrisos e diálogos sinceros.
Há também um outro grupo de profissionais que muito se beneficiou com a chegada do Facebook: os Assessores de Imprensa! O fato de ter grupos de interesse conectados através de uma rede torna o processo mais fácil a um custo menor: a publicidade para restaurantes faz uso de ações impulsionadas da própria ferramenta para conseguir mais “curtidas” e atrair novos clientes. Representar graficamente os sentimentos dos seguidores através de posts gera engajamento social e desse trabalho surgem comentários e opiniões sinceras sobre os produtos, atendimento e conteúdo.
O brasileiro está amadurecendo a forma de usar uma ferramenta riquíssima como o Facebook e hoje antes de ir a algum restaurante é comum “dar uma passadinha no face” para ler as críticas e checar horários, preços, menu, endereço e opções de pagamento. Os clientes passaram a ter voz ativa, os empresários maior feedback, os assessores de imprensa maior raio de atuação e assim o mercado começa a se transformar com exigência e padronização por todos os elos da cadeia produtiva.
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