Enquanto transitavam pelas ruas de Salvador os “gringos” se encantavam com os nossas frutas tropicais, isso que ali não conseguiam ver nem 10% de tudo o que temos! Gostaria mesmo de ter levado todos a experimentar os mais de 60 sabores que a Sorveteria do Ribeira oferece! Um espaço com 2800m2 que vende cinco mil sorvetes todos os domingos em Salvador! Estive lá em uma quarta-feira à tarde, e ao estacionar, já logo vi a barraca de Caldo de Cana, que não sou fã e nem combinava com meu planejado sorvete, mas a simpatia do proprietário da barraca e sua história de vida que luta diariamente ali há mais de 30 anos vendendo o mesmo caldo de cana, me encantou e acabei tomando um copão de caldo de cana mais para ajudá-lo do que qualquer outro motivo.
Ele simpático como é, quando soube que eu sou chef, fez questão de deixar sua barraca vazia para me apresentar a tão famosa Sorveteria do Ribeira. Procurou pelo Sr Francisco, atual proprietário que me contou que um dia há cerca de 4 anos ali tomando um caldo de cana com aquele senhorzinho simpático de 80 anos, ele comentou que gostaria de investir em algum negócio e por sugestão do experiente senhor do caldo de cana, ele acabou comprando a famosa Sorveteria do Ribeira que hoje se moderniza e se prepara para uma grande reforma.
A Sorveteria tem marca forte em Salvador e público fiel, porém Sr Franciso não se sente satisfeito com a estética, acredita que uma modernização poderá atrair um público maior e trazer ainda mais conforto a seu público já fiel. E não é só na estética que o proprietário investe, desde que assumiu a casa já criou vários sabores novos e reformulou receitas antigas.
As vendas de sorvete acontecem naturalmente na Sorveteria do Ribeira, ali é um dos pontos mais agradáveis da cidade para se assistir ao espetáculo do Sol se pondo, além de ser um bairro tranquilo e aconchegante, soteropolitanos se deslocam de pontos extremos da cidade somente para se deliciarem com os sorvetes da Ribeira e assistirem ao espetáculo do sol. O salão fica cheio, movimentado e em dias ensolarados chegam a colocar mesas embaixo do pé de manga no fundo da loja para que todos os clientes possam deliciar seus sorvetes com o conforto que merecem.
Sr Franciso não tem formação de cozinha mas entende profundamente sobre a qualidade do produto que vende, sabe como se produz cada um de seus sabores, cria pessoalmente novos sabores, palpitando diretamente no processo produtivo e o principal: tem a humildade de servir aos clientes com sorriso no rosto. Hoje só tenho a parabenizar Sr Francisco que conduz a Sorveteria do Ribeira com o pulso firme e amor no coração que todos os donos de estabelecimentos de comida deveriam; seu negócio é muito bem sucedido e sua fidelidade e dedicação para com o negócio fazem toda a diferença. Parabéns ao baiano retado Fafá!