Foi difícil me despedir da Bahia, chorei uma tarde e uma manhã seguidas. E assim me despeço somente hoje da semana baiana aqui no blog...
A experiência que tive na semana que passamos em Salvador teve seu toque especial carregada de muito aprendizado. Chef Lucius Gaudenzi, um baiano retado que já esteve no mundo inteiro curtindo suas paixões: surfar e cozinhar. Cursou 3 escolas de gastronomia no exterior incluindo a renomada Le Cordon Bleu e hoje mora na Bahia onde exerce o cargo de chef executivo do Restaurante 496 em Porto Trapiche, Salvador.
Quando se trata de Lucius Gaudenzi a gastronomia espalha-se por detalhes, ele cuida da posição das taças na mesa até a flor comestível que encanta o espeto de camarão com creme de ricota trufado. O cardápio de entradas convida a sociedade de Salvador a degustar pratos entre R$16 e R$22 em um ambiente climatizado de cenário lindo da Baía de todos os Santos ao som de um saxofone e drinks incríveis harmonizados com os pratos do Chef pelo Black Bar entretenimento.
Lucius é meu colega de Le Cordon Bleu e me convidou para uma viagem a Salvador e eu que já estava coçando de vontade de ir lá na terrinha experimentar os pratos dele, me atirei. Vivemos uma semana de muito esforço, trabalho altamente reconhecido pela sociedade soteropolitana, que repercurtiu na mídia baiana.
Fiz esse post porque queria agradecer imensamente o chef amigo Lucius Gaudenzi pela receptividade, amizade e companheirismo. Você e toda a sua energia baiana foram responsáveis por uma semana de renovação que se passou em meu coração: OBRIGADA!
Abaixo links com a cobertura do evento:
Jornais
Youtube
Site comida da Bahia
E a receita não poderia deixar de ser aquela servida no evento no Restaurante 496 com Lucius Gaudenzi.
Cheesecake de cajá com calda de caramelo salgada
Ingredientes:
500gr de creme de leite fresco
500gr de cream cheese
250g de polpa de cajá
250g de açúcar
5 folhas de gelatina
Crosta de castanha de caju
1 pacote de bolacha maria
150g de castanha de cajú
40g de manteiga
Calda de caramelo salgada
100gr de creme de leite fresco
100gr de açúcar
50gr de água
1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
1- Triture a bolacha maria e a castanha de cajú no liquidificador. Incorpore a manteiga a temperatura ambiente. Cubra o fundo da assadeira pré untada com manteiga com esta farofa de bolacha doce. Leve para assar em forno baixo 180 graus por 12 minutos coberto com papel alumínio. Após assado retire e deixe esfriar.
2- Em uma panela pequena adicione a polpa de cajá e o açúcar, leve ao fogo até que o açúcar esteja dissolvido. Retire do fogo, quando estiver morno adicione a gelatina em folha;
2- Bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly e incorpore ao creme de cajá e ao cream cheese.
3- Disponha a mistura de caja com cream cheese sob a massa pré-assada de castanha de cajú. Leve a mistura a geladeira por no mínimo 4 horas.
Caramelo salgada
1- Derreta o açúcar em uma panela, quando começar a formar o caramelo, adicione água, quando adquirir a consistência desejada adicione o creme de leite fresco;
2- Sirva a temperatura ambiente cobrindo a cheesecake.
Obs: o caramelo que fiz na Bahia tinha cor mais amarelada porque foi quantidade menor de creme de leite, somente 1 colher de sopa. Mas a receita ideal é essa acima;
Prazer imensurável te-la conosco, engrandecendo nosso evento e embelezando ainda mais a Bahia. Nao vamos dizer adeus e sim um ate logo!!! Obrigado por tudo, beijo no coração!
ResponderExcluir