Tenho um carinho super especial por este Hospital. Estive lá pela primeira vez no dia 11/02/2014. Minha primeira aula lá seria no dia 12 e eu não sabia o que me esperava… então fui antes fazer uma "visita técnica" para saber se o cenário era muito triste. Mas a surpresa foi muito grande e gratificante quando fui acolhida com muitos sorrisos pela Família Tucca!
Fui recebida pela Isleide, responsável pelo administrativo do hospital que me apresentou Ivete, uma funcionária muito fofa e sorridente que cuida da cozinha experimental. Isleide me levou também pelos corredores do hospital, os médicos todos sorriem muito, estão sempre acolhendo crianças, mães e visitantes com um sorriso estampado no rosto!
Voltei para casa naquele dia com a certeza de que através da cozinha eu poderia tocar o coração daquelas mães. Estava muito calor e eu já tinha planejado um aula com sorvete de iogurte, um jeito rápido e barato delas se refrescarem no verão intenso!
A aula foi incrível! É como se tivesse uma corrente positiva tocando os corações de todos quando envolvem o assunto crianças com câncer.
Tem a parte triste de ver aquelas crianças com sorriso tão inocente tão fraquinhas diante de uma doença tão avassaladora. Mas sabe que olhar no fundo dos olhos delas e ver a esperança ali estampada enche e renova nossos corações. Parei para pensar em quantas vezes fui egoísta e injusta com a sociedade, quantas vezes pensei que meus problemas financeiros poderiam me destruir, quantas vezes perdi tempo no trânsito xingando, brigando, me estressando e daí parei e vi no quanto de vida eu já perdi nessa vida! E aquelas crianças ali, ainda jovens já lutadoras invictas, inocentes dos males do mundo já trapaceadas pelo próprio organismo aprendendo a superá-los com unhas e dentes, a custo de enjoos, mal estar, internações e eu… estressada com trânsito? Parei tudo que estava fazendo e lhes ofereci meu amor!
E minha história de amor com a Tucca começou nesse dia e eu me apeguei aquele Hospital como uma fonte de recarregar minhas energias, acompanho semanalmente o Projeto Chef pela Cura pelo Facebook, vendo o que os meus colegas chefs prepararam, vendo os rostinhos das mães tão carentes…
O projeto é mais voltado para as mães das crianças, pois muitas delas passam horas ali no saguão do Hospital sem ter nada para fazer, ninguém para conversar… então as aulas de culinárias semanalmente as 4as feiras preenchem um pouco o tempo delas além de transmitir um pouco de amor e carinho através da comida, claro!
Um dia eu vi por lá uma chef muito simpática que me pareceu carismática, ela faz doces, tem uma empresa chamada Cereja do Bolo. Na hora pensei: vamos pensar em algo para a Páscoa! Liguei na Tucca, peguei o contato da Mariana Vaz, liguei e ela topou na hora!
Como a agenda dela na semana da Páscoa é bem concorrida, fizemos um evento prévio no dia 02/04 para sentir como seria a reação das crianças pela primeira vez na cozinha experimental. E o resultado foi… INCRIVEL!!! Elas adoraram cortar a massa das bolachinhas, depois assistiram como fazer ovos de Páscoa e algumas até se arriscaram a brincar com o chocolate…
Estou ansiosa pelo dia 15/04 onde teremos uma produção grande e linda de ovos de páscoa para elas levarem para casa!!! Estou também muito feliz, ver as crianças na cozinha, mostrar que brincando elas podem ajudar suas mães em casa, mostrar que trabalho em equipe traz o melhor resultado… enfim… emocionada com o poder dessa energia positiva que vem das crianças…
Obrigada Tucca pela oportunidade, obrigada Mariana Vaz pela parceria, obrigada Deus por me permitir ajudar e ser ajudada por almas tão boas…
A Tucca sempre precisa de Chefs que queiram doar seu tempo para "brincar" com as mães das crianças, participe você também deste projeto lindo: http://www.tucca.org.br/eventos/chefpelacura.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: