Aqui no Brasil os ícones da cultura popular mexicana prevalecem entre os pratos prediletos, porém conhecidos mundialmente pelo dom da criatividade como somos, acabamos sempre criando algo novo e “abrasileirando” tudo!
Adoro o fato de sermos criativos mas em alguns casos da gastronomia corremos erros brutais sem perceber as vezes. Acabamos “inventando” muito e perdemos originalidade… é comum ver receitas chamadas de mexicanas só porque tem abacate ou o próprio Nacho ser imensamente desqualificado a um “Doritos”, salgadinho de milho da Elma Chips.
E nessa linha de descobrir o que mais o brasileiro “inventou” de cozinha “mexicana” fui pesquisar o que aqui chamavam de Sour Cream, já que este é um ingrediente bastante escasso nos mercados brasileiros. E minha decepção foi bem grande pois há várias vídeo-receitas e posts na internet ensinando a fazer sour cream simplesmente misturando suco de limão ao creme de leite fresco e tem-se o “sour cream” em 15 minutos.
Sinto aqui desmistificar isso mas: o Sour cream é um creme de leite pasteurizado que ficou ácido via fermentação bacteriana láctica.
A fermentação do Sour Cream acontece a partir de uma cultura de bactérias e um certo tempo para que elas atuem (mínimo 12 horas). Foram muitas pesquisas, receitas, erros e acertos até chegar a uma receita caseira e fácil de Sour Cream.
A lista de ingredientes original recomendava o uso de “whole cream” ou “whipping cream” com 36-40% de gordura. Apesar dos rótulos brasileiros dizerem que o nosso creme de leite fresco tem 35%, muitas vezes isso não é verdade! E por isso a receita foi sofrendo adaptações para atingir a consistência desejada, porém sempre mantendo a técnica de produzir uma cultura e assim obter-se o creme azedo!
Sour Cream
Ingredientes:
500mL de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de leite integral em pó
2 copos de iogurte natural integral
Rendimento: 500mL
Modo de preparo:
1- Misture o creme de leite fresco e o leite em pó em uma panela. Leve ao fogo até atingir 85 graus e o mantenha nessa temperatura por 30 minutos. Esse processo auxiliará no processo de dissolução do leite em pó e também por uma redução do creme o deixará na textura desejada com maior facilidade;
2- Após os 30 minutos a 85graus celsius, espere até que a mistura atinja temperatura ambiente (25 graus) e adicione o iogurte. Misture bem com delicadeza para incorporar a cultura de iogurte ao creme.
3- Cubra o bowl com um filme plástico e depois coloque-o em um recipiente quente mantendo a temperatura de 25 graus por 12 a 18 horas (eu enrolo em um cobertor e deixo em um canto da cozinha).
4- Passado o tempo de fermentação, o creme estará com uma consistência maravilhosa e um saborzinho azedo delicioso, delicado e encantador! Leve a geladeira por no mínimo 2 horas, ele é mais gostoso gelado!
5- Se quiser trazer mais leveza, bata com um fuet (batedor) o sour cream para incorporar ar, ele ficará aerado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: