Postado em por Adriana Avelar em Colunistas, Direto da Cozinha |
Aproveitando a onda de slogans sinceros, a receita também merece um:
Quiche light: um sonho em construção!
Isso mesmo, já falei aqui uma vez e repito: não tem nada de light na quiche!
Quiche é uma torta com massa “podre”, uma massa gordurosa só com farinha, manteiga e 1 ovo, por isso ela é tão levinha e gostosa rss!
O recheio da quiche contem como base nada menos do que creme de leite fresco com 35% de gordura… Ups, cadê o light? Tá… recheio de abobrinha beeemmm leve mas não light ok?
Quiche de abobrinha
Massa:
200g de farinha de trigo
100g de manteiga
2g de sal
1 ovo
Envolva a massa em um filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Abra a massa como descrito acima e leve novamente para descansar por 20-30 minutos em geladeira. Nesse momento pré-aqueça o forno e leve a massa para assar no método “blind baking” a 180 graus que expliquei acima. Quando estiver começando a dourar (15-20 minutos), retire do forno, coloque o recheio e leve novamente ao forno.
3 abobrinhas em cubos grelhados em azeite e sal
4 claras e 3 gemas
250g de creme de leite fresco
3g de sal
2g de pimenta do reino moída na hora
1g de noz moscada ralada na hora
Misture todos os líquidos: ovos, creme de leite fresco e temperos e reserve. Então comece a montar a quiche, no fundo da massa disponha os cubos de abobrinha grelhados. Então cubra com o creme reservado. Com as lascas de abobrinha reservadas faça uma flor no centro da quiche e leve para assar em forno médio 180 graus por 1hora e 10 minutos aproximadamente, dependendo do forno. Acima eu expliquei como ver se a quiche está pronta. Retire do forno e leve direto para a geladeira, espere esfriar e então desenforme.
Ao contrário do que dizem pode sim tirar do forno e levar a geladeira, é um método de resfriamento rápido que evita a proliferação de bactérias na sua quiche. Sim, sua geladeira terá um pequeno esforço para manter a temperatura interna baixa com uma quiche quente lá dentro, mas fique tranquilo, ela aguenta o tranco!
Desenforme quando estiver fria. Para servir, leve ao forno novamente já no prato de servir (pode ser de porcelana que ela sim pode ir ao forno) somente para aquecer um pouco, chegar a 40-50 graus no máximo, é a temperatura ideal para comê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: