Comparando a cozinha internacional com a brasileira, não perdemos em momento algum em sabores, aromas, formas e apresentação. Perdemos ponto nos bastidores….
Eu já tive o prazer de trabalhar em cozinhas estreladas como do Parlamento Australiano e do restaurante Mr Wong, onde a estrutura organizacional era o grande segredo do sucesso.
Estudando um material encontrei esse organograma do El Bulli publicado pelo próprio Ferran Adriá em uma documentário virtural completo sobre sua vida, muito legal (link para documentário). E achei que faltava ainda no meu blog um pouco de conceitos sobre cozinha profissional, comecei pelo grande mestre!
Ferran Adriá esteve também há pouco no Brasil e deu uma entrevista exclusiva ao Roda Viva (link para youtube). E eu tive a oportunidade de assistir na TV em 20 de janeiro de 2014. Sinceramente me impressionei muito com o carisma e a confiança deste chef. Ele diz que não gosta de ser chamado de chef, será sempre cozinheiro. Contou histórias muito boas de publicações em jornal a seu respeito e como ele lidou com elas… chegaram a publicar que ele envenenava pessoas com sua "Modern Cuisine".
Ferran Adriá foi o patrono da gastronomia molecular, estudando a fundo os ingredientes para utilizá-los da melhor forma. É certamente um gênio que por nossa sorte foi estudar gastronomia. Ele fez e continua fazendo grandes inovações e pesquisa e oferecendo isso aos chefs do mundo todo.
O restaurante El Bulli fechou suas portas ao público mas Adriá afirma que o novo projeto será focado em projetos de pesquisa.
Este é o desenho esquemático da cozinha do El Bulli já considerado o melhor do mundo, sob o comando de Ferran Adriá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: