Nos últimos tempos a comida de rua têm tornado os tecidos urbanos mais divertidos e coloridos em cidades do mundo todo. Muitas vezes na forma de barracas ou carrinhos, uma comida de rua diversificada, refletindo a culinária regional e sua cultura de maneira única. Além disso em algumas cidades caras como Nova York, a comida de rua é a melhor opção de alimentação disponível.
De acordo com uma estimativa da Organização para Alimentação e Agricultura (Food and Agricultural Organization) 2,5 milhões de pessoas no mundo todo comem nas ruas todos os dias.
Ao contrário dos restaurantes de local fixo, a comida de rua pode ir para onde seus clientes estão, por isso eles são mais frequentemente encontrados em locais onde um grande número de pessoas se reúnem ou passam. Como tal, Food Trucks são em grande parte um fenômeno urbano.
Estes negócios itinerantes são mais frequentemente geridos por empresários e chefs independentes, e essa independência, mobilidade e custo geral mais baixo, permite algumas liberdades que os restaurantes tradicionais não experimentam. Por outro lado, os Food Trucks estão sujeitos a legislações e critérios muito mais rigorosos e trabalhosos que os alvarás de restaurantes de tijolo. E assim o mercado segue, com novos empreendimentos gastronômicos, mudanças de paradigmas, e uma atividade de massa regida pela culinária que pretende transformar a forma com que o brasileiro enxerga a gastronomia e lida com a comida de rua.
Compartilho então alguns links que conheço sobre os primeiros Food Trucks em circulação em São Paulo:
Assim neste post compartilho uma receitinha com espírito de “Como seria o meu” se eu tivesse oportunidade de ter um Food Truck eu já logo penso em um sanduíche “Buraco quente” aquele sanduíche recheado de carne moída e queijo prato ralado derretido! Típico de mãe aproveitando a sobra da carne moída do almoço… adoro!!!!
Sanduíche Buraco Quente
Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
300g de carne bovina moída (patinho)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1/2 cebola micro picada
1 dente de alho micro picado
2 colheres (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de Tabasco
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino
100g de queijo prato ralado
1 pão francês
Preparo:
1. Em uma panela coloque 1 colher (sopa) de manteiga e refogue aos poucos a carne moída temperada com sal (não coloque muita quantidade de uma vez para não juntar água). Retire da panela e reserve.
2. Na mesma panela coloque 1 colher (sopa) de azeite extra virgem e refogue a cebola e o alho até murcharem. Volte a carne para a panela e misture bem com a cebola e o alho. (Se for aproveitamento de uma carne já pronta comece a partir do passo 2).
3. Adicione o molho inglês, o extrato de tomate, e o Tabasco. Cozinhe por 3 minutos. Acerte o sal e pimenta. Se necessário adicione água, mas o objetivo é ter um pouco de caldo espesso com a carne. Desligue o fogo.
4. Corte as pontas do pão e com o auxílio de uma colher, empurre o miolo para uma das extremidades do pão para evitar que o recheio vaze. Coloque uma camada de queijo dentro do pão e por cima complete com a carne moída ainda quente. Se desejar, leve ao forno para derreter o queijo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: