Quando me tornei adulta e fui morar sozinha já logo adquiri minhas primeiras plantinhas. Eu ainda não tinha ervas… Quando percebi, já quase não cabiam no apartamento de 70m2 que eu dividia com uma colega. Tinham vasos por toda a casa, eu amava!
A solução está em pegar essa hortelã que você comprou no supermercado que vai sobrar e já logo antes de levar à geladeira, separe metade do maço e coloque de molho em um copo com água, coberta até 1/3 do caule. Pode usar as folhas desse ramo também, deixar de molho somente os galhos desfolhados. Após 3 dias, verá que começam a se formar raízes na ponta dos caules. Após 5 dias estará pronta para ser plantada com raízes e firme.
Coloque algumas pedrinhas no fundo de um vaso, uma manta para evitar que saia terra do vaso e em seguida terra, bastante até cobrir 2/3 do vaso. Adicionar os ramos enraizados da planta no centro e cobrir com terra nas laterais. Regue bastante no dia que plantar, garanta que a terra esteja bem fofa para receber a plantinha.
Cuidados:
1) Olhe para suas folhas de hortelã diariamente e, ocasionalmente, corte fora todas as folhas e hastes que estão danificadas ou apodrecidas;
2) Regue dia sim, dia não, mas verifique a umidade diariamente, se estiver sequinha, regue sempre com pouca água – 2 dedos de um copo americano de água.
A hortelã é uma ervinha folgada e espaçosa, se plantá-la em terra aberta, vai se espalhar, cultivá-la em vaso é a maneira de controlar seu tamanho.
Folhas de hortelã são um ótimo incremento para diversos pratos na cozinha, desde um simples suco, uma salada refrescante até uma sobremesa com tom de frescor.
O chá da folha de hortelã é um excelente remédio contra insônia. A medida é 6 folhas para cada xícara de água. Coloque as folhas dentro da xícara, adicione a água fervendo e tampe, deixe em infusão por 3-4 minutos tampado com o pires. A hortelã não pode ser fervida, se você colocá-la junto com a água em ebulição, ela ficará murcha e soltará um gostinho ruim residual. Quando estiver pronto, retire o pires e tome. Não é necessário adoçar, mas faça como preferir.
Encerro esta declaração de amor a hortelã com uma receitinha de Cous cous marroquino que hidratado com o chá da insônia da receita acima.
Cous cous marroquino com legumes
Ingredientes:
Rendimento: 8 porções
250g de cous cous marroquino
¼ de maço de brócolis cozido cortado em florzinhas
¼ de maço de couve flor cozida cortada em cubinhos
1 cenoura cortada em cubinhos crua (pode ralar também, não fica tão bonito, mas gostoso igual)
1 cebola cortada em cubinhos
250mL de chá de hortelã (12 folhas de hortelã em 250mL água)
½ xícara de chá de uva passa
2 colheres de sopa de azeite
2g salsinha picada
8 folhas de hortelã rasgadas em pedacinhos pequenos
6g de sal
Modo de preparo:
Hidrate o cous cous em chá ainda quente. Deixe hidratando até secar a água. Experimente, se precisar faça mais 100mL de chá de hortelã fresca.
Adicione um pouco do azeite na frigideira e refogue os legumes, começando pela cebola, quando estiver transparente, adicione a cenoura, então o brócolis e a couve flor, tempere com sal, adicione o cous cous e misture tudo. Adicione salsinha e ajuste sal. Quando estiver frio, adicione as uvas passas, a hortelã e o restante do azeite. Sirva gelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: