A Feira do Livro de Frankfurt  é um evento global do campo editorial. A cada edição anual, durante o acontecimento literário, honra a cultura de um país diferente, levando-o como tema. Fomos protagonistas deste evento em 1994 e novamente agora em 2013.
“Mostrar ao mundo do livro a diversidade, a exuberância e a riqueza da produção cultural brasileira, e como isso se materializa numa literatura de qualidade, local e universal, que quer se fazer cada vez mais presente e acessível aos leitores de todo o planeta.” Esse é o desafio proposto pelos artistas Daniela Thomas e Felipe Tassara que carregam o bastão do Brasil de Convidado de Honra do festival 2013 que acontece de 9 a 13 de outubro em Frankfurt.
“Brazil in Every Word” será o nosso mote: “Um país cheio de vozes e de permanente recriação cultural.”
A organização alemã do evento é inquestionável, um lindo material de leitura antecipadamente postado na internet no site da feira explica os motivos econômicos e sociais que levaram o Brasil a ser o honrado deste ano e conta um pouquinho da cultura brasileira, deixando claro o objetivo dos artistas brasileiros em deixar os 300 mil visitantes da feira com “gostinho de quero mais”.
Daniela e Felipe ao retratar a cultura brasileira em uma feira literária vão além dos livros. Convidaram outros colegas artistas incluindo Chefs para carregarem a bandeira brasileira até a Alemanha, estes sob organização do editor e chef experimental André Boccato.
Um grupo formado por Morena Leite (do Capim Santo), Luiza Hoffmann, Carlos Ribeiro (do Na Cozinha), Ivo Faria e Ari Kespers (do Provence Cottage & Bistrô, em Monte Verde-MG) irá preparar um menu brasileiro para os editores e agentes hospedados no hotel Steigenberger Frankfurter Hof, um dos mais exclusivos da cidade.
Uma cozinha-show montada no stand do país terá participações dos chefs brasileiros no pavilhão internacional no Gourmet Gallery em que serão ministradas aulas e palestras sobre os nossos produtos e a cultura gastronômica. Outros encontros incluem uma aula sobre o uso de pimentas na obra de Jorge Amado, e degustações de produtos típicos, como pão de queijo, açaí e café.
No evento também estão previstos lançamentos de livros como o coordenado por Daniela Narciso, que traz as receitas favoritas de Vinicius de Moraes, a obra “Raízes e frutas do Brasil”, de Morena Leite, e o livro “Banquetes do Imperador”, de Francisco Lellis e André Boccato, com uma seleção de menus da coleção de D. Pedro II guardados na Biblioteca Nacional.
Segundo publicação na Folha de S.Paulo, os eventos serão transmitidos ao vivo pela internet.
No dia 10 de outubro as atividades na Gourmet Gallery começam as 10 da manhã com Luiza Hoffman e Morena Leite convidando o público a experimentar o melhor da cozinha exótica brasileira, com uma aula-show com estilo brasileiro. Uma série de eventos ao longo do dia encerrando as 17:30h com uma palestra que apela aos sentidos, Brasil, samba, praias maravilhosas, mangas e limões. O Brasil é o lar de mais de 450 frutas diferentes. Mas o significado disso na diversidade da cozinha brasileira é mostrada pelo vencedor do evento blog “Cozinhar com Samba”.
Encerro este post feliz por mais essa conquista da gastronomia brasileira em se destacar como arte para quase 300 mil pessoas cultas do mundo todo!
Assim eu me inspiro para cozinhar e me vem a cabeça um finger food…. hum… vamos cozinhar? Tá, cozinha brasileira… queijo minas… em cubos é muito tradicional, quero que ele seja surpresa, escondido, envolvido… vou ralar e fazer uma pasta. E de onde vem a cor? Me lembrei da panela que trouxe de NY e ainda não tinha usado, ela faz marquinhas de grelha fantásticas que cairiam muito bem em uma… abobrinha! Isso mesmo vou usar essas lindas que temos no Brasil aos quatro cantos. Abobrinha chapeada recheada com pasta de queijo minas! Então fui ao supermercado escolher o que mais teria no canapé vegetariano recém criado…
Rolinho de abobrinha chapeada, queijo minas, rúcula e tomatinho cereja ao perfume de manjerona
Ingredientes:
2 abobrinhas
1pitada de sal sob cada abobrinha
200g queijo minas ralado
2 galhinhos de manjerona picada
100g de cream chese
½ maço de rúcula
20 unidades de tomatinho cereja
Modo de preparo:
Cortar a abobrinha em fatias bem finas com o descascador de legumes (acredite, funciona! Comece a “descascar” a abobrinha até chegar na semente, então pare). Aquecer a chapa frisada, temperar a abobrinha dos dois lados com sal, marcar os dois lados com a chapa.
Recheio: Misture a manjerona micro picada ao queijo ralado e cream cheese. Coloque a abobrinha esticada sob uma tábua coloque o recheio no centro, começando pela folha de rúcula cortada ao meio, seguido do tomatinho e o creme, feche a fatia de abobrinha enrolando e coloque sob um prato.
Eu montei de dois jeitos e adorei o segundo, montar um prato grande com florzinhas de 4 ficaria lindo ou mesmo como entradinha em um prato individual.
modo de dipor 1: lindas enfileiradas
Modo de dispor 2: “Florzinhas” de 4 canapés