Cozinhar é fazer arte. Sei que alguns leigos perdem a chance de se aventurar na cozinha pelo simples fato de ter um termo desconhecido na receita. Eu quero com este texto encorajá-los a se soltar na cozinha.
Pra começar 4 regras básicas na cozinha:
1)   sempre dá para consertar
2)   todos podemos cozinhar, basta querer
3)   nunca sirva nada sem antes provar e aprovar
4)   existe chance de dar errado, e se acontecer é importante saber onde errou e aprender com o erro e repetir a receita na próxima oportunidade
Certa vez eu conheci um Chef na Austrália que me disse que quando alguém quer aceitar um desafio, já tem 50% de chance de realiza-lo. E eu concordo totalmente com ele, qualquer pessoa que queira cozinhar e tenha a disciplina de ler cuidadosamente a receita pode fazer um prato magnífico.
Preparar uma receita requer uma atenção especial e isso pode parecer complicado. Meus ensinamentos práticos de vida na cozinha e minha experiência no Le Cordon Bleu me permitem aqui relatar uma técnica para preparo de receitas, que se aplica tanto a leigos quanto a Chefs: trata-se de organização na cozinha.
Primeiramente a receita toda deve ser lida cuidadosamente, sem pressa. Essa primeira lida dá uma dimensão do modo de preparo.
Daí então o que eu faço é reescrever a receita em um outro rascunho qualquer. Reescrevo com tópicos e lista de pré-preparo. Ao fazer isso eu me imagino fazendo a receita ao meu modo, no meu tempo, com meus equipamentos.
Vamos lá um exemplo:
Receita original:
Refogue as abobrinhas cortadas em cubinhos em azeite em fogo médio.
Minha versão:
1)   Cortar abobrinhas – cubinhos
2)   Refogar abobrinhas – fogo médio
Dessa forma é possível enumerar e alterar a ordem dos afazeres para melhor adequar. E, tendo uma lista e uma caneta em mãos, também pode-se rabiscar a vontade, riscar os itens feitos, etc. Suponhamos que a continuação da receita seja:
(..) em azeite em fogo médio. Junte ao couscous pré hidratado em chá de hortelã. E tempere a gosto.
Minha versão:
1)   Fazer chá de hortelã
2)   Hidratar o couscous
3)   Cortar as abobrinhas – cubinhos
4)   Refogar abobrinhas – fogo médio
5)   Juntar couscous e abobrinha; temperar
E depois de feita a lista, separe os ingredientes. Disponha-os todos em cima de uma superfície de forma organizada, de tal maneira que tudo esteja a seu fácil alcance.
Então comece a preparar a lista e, se no meio do caminho quiser alterar a ordem dos afazeres, fique a vontade, o importante é cumprir a lista toda.
O segredo está todo nesta lista: se ela for bem feita, seu prato será um sucesso!  As listas nas aulas do Le Cordon Bleu eram imensas, preparávamos 3, 4 pratos ao mesmo tempo, loucura!
Quanto mais pratos tem na “receita do dia” mais complexa é a lista. Assim sendo, hoje publico excepcionalmente duas receitas e a lista de preparo para os interessados. É mais uma forma de exemplificar o texto acima e também um super roteiro a quem quiser se arriscar.
As receitas são Creme de banana com nutella e Filé de frango grelhado com salada de vagem  para 2 pessoas. Uma sobremesa gordinha mas um pratinho leve, grelhadinho com salada, quem não curte? Ah uma dica é que sempre que tiver sobremesa, comece por ela, geralmente requer um tempo de resfriamento
Creme de banana com nutella e castanha de caju
Ingredientes:
4 bananas nanicas
1 colher de sopa de açúcar
½ copo de água
½ copo de suco de laranja
1 Canela em pau
3 unidades de Cravo da índia
50g de nutella
¼ xícara de creme de leite fresco gelado
50g de Castanha de caju
Modo de preparo:
Leve o açúcar para caramelizar com a água em uma penal, deixe ele escurecer até ficar dourado em fogo alto. Acrescente as bananas cortadas em rodelas de 0,5cm junto com as especiarias e o suco de laranja. Reduza o fogo e deixe em fogo brando até que a banana esteja cozida.
Em uma outra tigela, misture a nutella e o creme de leite fresco até obter uma pasta cremosa.
Divida então o creme de banana em duas porções e disponha no fundo de uma tacinha. Cubra com o creme de nutella e leve para gelar por no mínimo 1 hora.
Despeje castanhas de caju quebradas sobre as tacinhas na hora de servir.
Frango grelhado com salada de vagem picante
Ingredientes
2 filés de peito de frango
1 colher de sopa de óleo de girassol
1 colher de café de sal
1 pitada de pimenta do reino
150g de vagem limpa em talos pequenos
2 dentes de alho
1 Pedaço pequeno de gengibre
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés de frango com mistura de sal e pimenta e reserve. Cozinhe a vagem (3 minutos) e rapidamente a resfrie. Pique o alho e gengibre em micro pedaços (pode ser em um triturador), misture ao azeite e adicione a vagem. Misture bem e reserve.
Em uma frigideira aqueça bem o óleo de girassol. Então coloque os filés de peito de frango. Observe a lateral do filé, se tiver branca, a carne está cozida. Vire para dourar dos dois lados. Retire os filés da frigideira e sirva imediatamente acompanhado da Salada de vagem picante.
Agora a minha versão em lista das duas receitas quando executadas juntas:
1)   Derreter o caramelo para o creme de banana
2)   Fazer suco de laranja
3)   Cortar as bananas
4)   Cozinhar bananas com especiarias e suco laranja
5)   Preparar creme de nutella
6)   Montar taças de sobemesa
7)   Cortar castanhas de caju e reservar
8)   Temperar o filé de frango, reservar
9)   Cozinhar e cortar a vagem – talos pequenos (2 dedos)
10) Cortar alho e gengibre – micropedaços + azeite
11)  Temperar vagem
12) Grelhar filés de frango
13) Colocar castanha sobre o creme de nutella nas taças de sobremesa
14) Servir os pratos com filé de frango grelhado e Salada de vagem picante.