quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Tendência Vegetariana

Postado em julho 24, 2013 por Adriana Avelar em Direto da Cozinha

Na minha passagem por Sydney tive o grande prazer de fazer parte da equipe do restaurante do Parlamento de New South Wales, estado onde fica a cidade de Sydney e ali uma vez por mês acontecia a reunião de todos os membros do governo com duração de uma semana. Os participantes ficavam hospedados no centro da cidade, no Domain Park, um parque verde, lindo, ao lado de um hospital antigo. Local calmo, silencioso, agradável e contava com serviços de uma gastronomia clássica.
Eu trabalhei diretamente com o Chef que cuidava da sessão de saladas e sobremesas. Ele se chama Michael, australiano, 45 anos. Ele é aquele tipo de Chef que sempre está certo, “não questione, faça” ele dizia aos questionadores.
E ele tinha esse jeito meio marrento de ser, chatinho às vezes, mas me ensinou muito.
Os membros do governo australiano tinham de se planejar, agendar com antecedência de 1 semana eventos para seus convidados e reuniões. Os pratos eram escolhidos entre as opções oferecidas, mas sempre se esqueciam dos vegetarianos. E então o Head Chef com sua experiência de 15 anos naquela cozinha solicitava a cada chef de sessão que elaborasse um prato vegetariano para cada evento e deixasse pré-preparados ao menos dez pratos para servir caso tivessem vegetarianos no grupo.
O Chef Michael odiava vegetarianos e repetia isso a todos em sua volta. A criação daquele prato especial aos comensais que tinham restrição de carne era uma tarefa muito árdua para ele.
A falta de cuidado na criação deste prato era tanta que certo dia ele colocou Caldo de frango no Ratatoille (picadinho de berinjela)! Os vegetarianos não comem nada que esteve em contato com alguma carne, incluir caldo de frango é desrespeitar o comensal.
Vegetarianismo é uma tendência mundial. Há estudos de que 9% da população brasileira seja vegetariana (pesquisa Ibope).
Eu admiro profundamente os vegetarianos, em defesa de um conceito, eles abrem mão de se deliciar com carnes. Não deve ser fácil retirar da dieta um ingrediente de presença tão forte. Eu particularmente salivo ao ver uma carninha vermelha saindo da churrasqueira, acho que eu também não resistiria à saudade do frango mineiro, do escondidinho de carne seca, do bacon na farofa…
Justamente por admirar a audácia e determinação dos vegetarianos, acho que o Chef Michael pecava pelo desrespeito. Assim sendo uma sugestão para ele: que tal um quibe de berinjela?
Este quibe me fez “famosa” na família de minha amiga em Uberlândia quando morei lá por um tempo. Rolou um churrasco, cada um deveria levar um prato e eu levei o quibe de berinjela. O sucesso foi tanto que tive de contar a receita na hora. Era difícil acreditar que naquela massa de quibe não tinha carne, já que tinha sabor e cor de quibe assado e a berinjela não se sobressaía!
É muito fácil, muito prático e delicioso!

Quibe de berinjela
Ingredientes:
3 xícaras de trigo para quibe
3 berinjelas médias
1 cebola
2 dentes de alho
1/4 maço de hortelã
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de manteiga
200g de mussarela fatiada
2 tomates maduros em rodelas
1 limão espremido

Modo de fazer:
Lave muito bem o trigo, coloque de molho em 500 ml de água morna e deixe descansar por 1 hora. Após esse tempo, escorra o trigo em uma peneira e aperte bem com as mãos para tirar o excesso de água.
Descasque e pique as berinjelas em pedaços médios. Leve ao fogo em água fervente. Cozinhe até ficar macia, escorra e aperte bem para tirar o excesso de água.
Bata a berinjela, a cebola, o alho, o limão e o hortelã no liquidificador até virar uma pasta.
Junte essa pasta de berinjela ao trigo e tempere com sal, adicione uma colher de manteiga e misture bem.
Unte uma assadeira com manteiga e coloque a metade do quibe. Recheie com o queijo e tomate.
Cubra com a porção restante do quibe, cubra com gotas de azeite e leve ao forno pré-aquecido (230 graus) por cerca de uma hora, até dourar.

Esse prato da foto foi o que levei no churrasco na casa da Érika minha amiga… não sei bem porque, acho que talvez eu não tenha escorrido devidamente a berinjela, ele deveria ser um quibe quadrado, mas quando tirei da forma, ele quebrou então eu improvisei e fiz um peixinho… coloquei rabos e barbatanas de rúcula, a azeitona fez os olhinhos… ficou até bonitinho comparado com um quibe todo quebrado rss… Então já sabe a dica da receita né? Escorrer muito bem a berinjela e o quibe ou… fazer uma forma maluca apresentável com o que sobrou inteiro!

- See more at: http://www.oestadorj.com.br/colunas-blog/gastronomia/tendencia-vegetariana/#sthash.GebYLCFG.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: