quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Carne Serenada em casa

Postado em agosto 7, 2013 por Adriana Avelar em Direto da Cozinha

Hoje vou compartilhar um dos posts de maior sucesso do meu blog: Carne Serenada.
A receita final de hoje será um belo escondidinho com essa carne que poderá ser serenada em casa, ainda que você more em um apartamento, é possível ter a mesma qualidade.
Eu poderia recomendar aqui que você comprasse uma carne seca no supermercado, mas… ali tem tantos conservantes prejudiciais, sem falar nas gorduras que te dariam mais trabalho extraí-las do que produzir você mesma a carne somente com ajuda do sereno e do sal.
Eu descobri essa carne porque tinha para vender em um açougue em Ituiutaba, cidade onde minha mãe mora. Sempre que eu ia visitá-la preparávamos escondidinho com aquela carne e um purê de mandioca maravilhoso. Até que em uma das vezes que fui visitá-la, fomos ao açougue e tinham deixado de fazer porque o açougueiro que a preparava tinha pedido para sair e eles não sabiam fazer.
Me lembro que fiquei extremamente aborrecida, e comecei a pesquisar na internet como se fazia aquela carne, não encontrava dica nenhuma… mas conversa daqui e dali na cidade pequena, minha mãe acabou descobrindo o telefone do ex-açougueiro, ligou para ele, explicou-lhe que eu morava longe e queria reproduzir a receita, ele contou direitinho como fazer.
Assim eu fiz: fui a um açougue qualquer, pedi uma peça de contra-filé e pedi ao açougueiro que cortasse pra mim, eu estava insegura de cortar na época. O vi cortando e aprendi, pronto, já podia eu mesma cortar. Essa é uma dica, pra quem não se sente seguro em fazer o corte, basta pedir a um açougueiro que faça um corte em “manta”, fazendo um caracol na carne.
Reservei a carne na geladeira e por volta das 18 horas abri o caracol em uma assadeira retangular, cubri com sal grosso e pimentas verdes (não tem muita medida, uso bastante sal e pouca pimenta porque não é muito do meu gosto) e deixei na área de serviço ( pode ser varanda, o importante é que seja em um local muito bem ventilado).
Às 8 horas da manhã do dia seguinte, escorri a água da carne, retirei o excesso de sal que ainda estava sob a carne e então eu vi ali a linda carne serenada! Ela tem tom mais escuro, perdeu bastante líquido e estava igualzinha a do açougue!
Pronto: a carne está serenada. Devido a ação conservante do sal, essa carne pode ser armazenada por até 10 dias na geladeira.
Como qualquer outra carne que passou pelo processo de cura através do sal, antes de usá-la, deixe-a de molho em água para tirar o excesso de sal.
Então vamos à receita do escondidinho:
Ingredientes:
500g de carne serenada previamente dessalgada
500g de mandioca cozida
1 cebola cortada em cubinhos
2 colheres de sopa de manteiga
1 xicara de leite*
1 fio de azeite
200g de parmesão ralado para salpicar
Sal a gosto
* há quem substitua o leite por creme de leite ou ainda por leite de coco. Eu gosto dos 3, cada um com sua cremosidade… O leite de coco puxa o sabor um pouquinho mais para adocicado e é bastante gorduroso.
Modo de preparo:
Cozinhe a carne serenada por 40 minutos na panela de pressão. Retire a carne da panela e ainda quente desfie a carne com um garfo. Reserve a carne e o caldo do cozimento.
Prepare o purê espremendo as mandiocas e refogando somente com uma colher de sopa de manteiga, adicione o leite mexendo sempre. Ao final adicione mais uma colher de sopa de manteiga, prove e ajuste o tempero.
Agora está quase tudo pronto. Mas a carne está muito seca, então pegue a cebola em cubinhos com um fio de azeite em uma panela, refogue a carne, adicione um pouquinho do caldo de cozimento (½  xícara) e mexa, a carne irá se umedecer. Prove o tempero, geralmente não precisa de sal.
Se quiser pode adicionar um tomate picado para ajudar a umedecer, mas eu geralmente não uso.
Para assar o escondidinho você pode usar um refratário grande ou vários pequenos. Os pequenininhos são sempre mais charmosos, mas se você não tiver recipientes que possam ir ao forno, leve em um grande  mesmo que fica lindão também.
Então forre um refratário que possa ir ao forno com esta carne refogada. Cubra com o purê de mandioca, salpique queijo parmesão ralado e leve ao forno médio por 30-40 minutos, até que esteja dourado.
Sirva ainda borbulhando. E bom escondidinho!
- See more at: http://www.oestadorj.com.br/colunas-blog/gastronomia/carne-serenada-em-casa/#sthash.UuCehK0r.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: