quarta-feira, 3 de julho de 2013

E peixe combina com pão?

Postado em julho 2, 2013 por Adriana Avelar em Direto da Cozinha

O Mc Donald’s afirma que o Mc Fish é um sucesso.. Eu sempre achei que as texturas brigavam… mas outro dia me surpreendi com uma criação maravilhosa daquelas receitas “eu não tenho quase nada em casa” em que fiz um filé de peixe lindo com uma crosta de pão de forma com manteiga que ficou excepcional.
Era sexta-feira à noite, eu estava em casa esperando a fome bater quando comecei a pensar no que tinha na geladeira. Gosto de elaborar meu jantar mentalmente antes de começar. Me lembrei do peixe… hum será que é filé? Fui até a geladeira e lá estava ele, um filezão gordo, limpo, sem espinhos. Não sabia o nome do peixe, tinha ganhado de presente no final do turno na Sydney Seafood School. Não sou grande conhecedora de frutos do mar ainda, comecei o trabalho ali há pouco tempo, então estudei novamente o material da aula, os ingredientes que ali estavam e descobri que aquele era um Yellowtail Kingfish!

O filé era alto, gordinho, tinha de colocar no forno pra finalizar – pensei… bom então vou fazer algo especial… me veio à cabeça o prato que cozinhei na prova final do Le Cordon Bleu. Era um cordeiro com crosta de salsinha. Hum, por que não usar aquela ideia que eu tanto tinha treinado? Ainda me restavam duas fatias de pão de forma… no jardim aqui do prédio tem salsinha fresca, por que não?
E então o que acompanhar o rei quando ele sair dourado do forno? Que tal um tapete vermelho (tomate) e uma poltroninha de arroz branco?
Espetacular!!! E assim, trazendo o tom amarelinho também para o prato, vai um mini frasquinho do perfume limão siciliano.
Enquanto pensava em tudo isso, já estava com as mãos, corpo, coração, tudo na cozinha. Todo o pré-preparo dos ingredientes estava feito, somente esperando pelo peixinho finalizar cozimento.
Então eu o observo do lado de fora, ele todo se banhando em ouro pelas chamas quentes e assim delicadamente o retiro, estava exatamente no ponto.
Servi o prato, fotografei e então comecei meu deleite: gotejei o limão sobre a crosta de pão ainda quente, o ambiente se encheu de perfume como se o rei estivesse arrumado para um baile!

E foi assim que a festa começou. A crostinha loira fazia barulhos sem parar: “crunch, crunch”, o perfume do limão era sentido dentro e fora da boca e, enquanto eu ainda me distraia com os batuques da loirinha senti de repente um abraço forte: era o fino tapete tomate  que se envolvera com a poltrona de arroz se transformando na bandeira brasileira. E chega o rei, soberano, finaliza a festa mostrando sua linda pele branca coberta na medida certa com sal e pimenta de forma a exalar seus perfumes e sabores naturais.
Parece que ainda estou sentindo falta de algo… hum na correria esqueci de colocar asalsinha na crosta… no prato da prova final do Le Cordon Bleu era crosta de salsinha, eu fiz só uma crosta de manteiga e pão, esqueci a ervinha. Bom, tudo bem, assim tenho mais um motivo pra fazer de novo!
E eu usei só peixe, pão de forma, manteiga, tomate, limão* e arroz. Simples assim… combinando o sabor brasileiro com técnicas francesas e ingredientes australianos! Adorei!!
No Brasil não temos Kingfish mas um peixe que ficaria maravilhoso em seu lugar é o Robalo, textura e pontos de cocção bem parecidos com o Kingfish.
*O limão mais comum que tem por aqui é o limão siciliano, o thaiti aqui é chamado de “lime” e não é tão comum. Por isso foi ele na receita mas se estivesse no Brasil ia o famoso limãozinho thaiti com certeza.
Peixinho dourado em crosta de pão de forma
Ingredientes:
400g de filé de peixe Kingfish ou Robalo
2 fatias de pão de forma
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de café de sal e ¼ de colher de café de pimenta branca**
1 colher de sopa de azeite
** Se não tiver pimenta branca, melhor não colocar pimenta, se usar pimenta do reino seu peixe vai ficar cheio de bolinhas pretas, não vai ficar um branquelão bonito nas laterais…
Modo de preparo:
Tempere o peixe com sal e pimenta branca e reserve.
Passe o pão de forma por um processador ou pique com a faca ou com as mãos em pedaços bem pequenos, misture com a manteiga a temperatura ambiente ou derretida no micro ondas. Produza uma “massinha”, se precisar adicione mais manteiga até ter uma consistência maleável, adicione uma pitada de sal. Reserve.
Leve uma frigideira ao fogo, quando ela estiver quente, adicione o azeite, assim ele já estará pronto para receber o peixe que logo vem na sequência. Doure de um lado e de outro em fogo alto e o remova para uma assadeira que vá ao forno.
Cubra um lado do peixe com a “massa” de pão, faça uma camada. Não muito grossa, tão fina quanto conseguir que fique estável. E leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10-15 minutos. Se em 10 minutos você achar que ele não pegou cor ainda, aumente a temperatura, ele deve sair do forno douradinho.
Não deixe o peixe no forno por mais de 20 minutos, vai ressecar e ficar bem ruim!
E pra receber amigos em casa, como deixo tudo pré-pronto?
Depois que você dourar o peixe dos dois lados, ele pode ser devidamente armazenado e finalizado na devida hora. Então doure os filés dos dois lados em fogo alto, adicione a camada de crosta e leve à geladeira. Alguns 30 minutos antes de servir, retire-os da geladeira e deixe descansar por 10 minutos para aumentar a temperatura até a temperatura ambiente, assim terá menos tempo de forno. Estes dez minutinhos são suficientes para esquentar o forno, aproveite para ligá-lo. Então leve-os todos juntos ao forno e depois de 15 minutinhos no máximo você serve, sem sujar as mãos e sem perder tempo de conversar com eles!
E os acompanhamentos? Poxa um arrozinho branco e uma salada de tomate… Simples assim… saboroso assim… se você fizer, me conte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: