quinta-feira, 2 de maio de 2013

Inspiração...


Desde que tive minha primeira experiência na cozinha eu tento entender porque alguns chefs simplesmente largam a profissão e levam o dia a dia sem transmitir amor através de suas mãos ao preparar um prato.

Estou no meu segundo ano de profissão, agora cursando Le Cordon Bleu em Sydney e já conheci e conversei com chefs brasileiros e do mundo todo.

Eu ganhei uma bolsa de estudos para esta escola francesa que estudo hoje. Uma Ong nos Estados Unidos abre um programa de bolsa uma vez por ano para dar bolsa de estudos para food lovers do mundo todo. Em janeiro de 2012 eu lhes enviei uma carta com meus Culinary Goals. Em abril eles me contataram para agendar uma entrevista no Skype, durante a entrevista eu pude olhar nos olhos da entrevistadora que estava nos Estados Unidos que se emocionou ao vivo com uma de minhas respostas.

Ao final do curso eu lhes enviei uma carta agradecendo imensamente pela oportunidade de vida que eles tinham me oferecido. Eles preencheram meu coração de inspiração e me mandaram para onde eu nunca devia ter saído: cozinha!

Eu amo! Não consigo ficar longe... 7 dias por semana... trabalho 5 e folgo 2 mas todos os dias eu cozinho em casa e/ou no trabalho. Chegar no trabalho, checar os freezers, cortar os ingredientes e esperar para o grande momento em que um cliente entra no salão e escolhe um prato do menu e eu começo a prepara-lo. Esperar até que o último cliente esteja satisfeito e começar a limpar a cozinha, tirar restos de cada esquina, verificar as datas de todas as comidas, fazer a lista de preparação para o dia seguinte, checar as temperaturas dos refrigeradores e dai sim ir pra casa.

Chegando em casa: cozinhar! Sempre um sanduiche especial ou uma sobremesa feita a partir de “nada” em casa só pra matar as lombrigas!!!
E assim me realizo....

Mas não é sempre fácil, sempre mil maravilhas! Saí de uma carreira brilhante em engenharia para ser chef. Foi uma decisão difícil, ousada, analisada e consciente! Eu sabia exatamente onde estava entrando, me sentia preparada.

Quando estive na cozinha no Brasil eu fui pisoteada no trabalho, jogavam óleo no chão para eu escorregar, salgavam meu risoto... por fim o Chef me trancou no estoque e tentou me agarrar! No dia seguinte ele me demitiu...

Me decepcionei... chorei... mas nesse momento também surgiu uma inspiração que me fez voltar ao mercado de engenharia, fiz a grana que precisava e vim para Austrália. Neste meio tempo antes de vir eu conheci chefs brasileiros estrelados e não estrelados, fucei em tudo quanto foi pecinha da gastronomia brasileira, pesquisei sobre hotéis, restaurantes, bares, supermercados, food trucks, legislações. Criei em minha cabeça 15 projetos maravilhosos que pretendo fazer um a um com muito amor.

Agora estou em Sydney, trabalhando na cozinha, tenho 2 empregos, 2 blogs e ainda fico pesquisando sobre tudo que posso relacionado a cozinha no Brasil e no mundo.

Quando vejo chefs cansados na cozinha, reclamando da longa jornada eu fico preocupada, será que o meu gás também vai acabar? Será que um dia vou fazer a comida automaticamente e reclamar do shift de 10 horas?

Espero que não... Hoje meu raciocínio é de que as pessoas se mantem motivadas quando há esperança, vinda de uma inspiração.

Passei por momentos difíceis em que muitas vezes eu me vi caindo, me sentindo incapaz de seguir adiante. Mas então vem mais uma noite de sono, um post no blog e o coração volta a se encher de esperança de que os meus 15 sonhos irão se realizar!

Sei que sou bastante ambiciosa, tenho uma “mind set” para business e que esta lista ainda vai chegar a 50 projetos e que levarei o tempo de uma vida para realizá-los mas com amor e trabalho duro chegaremos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: