domingo, 27 de janeiro de 2013

Meu primeiro JOB em Sydney


Me disseram que aqui seria fácil arrumar trabalho na cozinha mas, sinceramente não achei que fosse ser tão rápido o quanto foi! No dia 23/01 eu entrei no site http://www.seek.com.au/ e me inscrevi em algumas vagas.

Daí eu já logo tive um retorno, no dia seguinte cedo o chef do The Apollo em Potts Point me ligou para fazer um teste, agendamos sábado dia 26. Potts Point é uma área refinada da cidade que, apesar de ser do lado da Kings Cross um bairro de drogados meio barra pesada, é muito bem freqüentado, principalmente por volta de 7 da noite quando o restaurante bomba! Um bom lugar para trabalhar, mas para aguentar o tranco teria de arrumar outro trampo de manhã!

Fiquei feliz da vida  com o convite para o teste, mas não relaxei. No dia 24 peguei a bike e fui pedalando até o Centro, depois eu ia para Dee Why visitar uns amigos brasileiros. Pelo caminho eu fui imprimindo mais CVs e deixando nos restauras que eu achava legais. Eu sempre pedia para falar com o Head Chef porque conversar é diferente de simplesmente deixar o CV.  Consegui falar com um Chef que ficou de me ligar na próxima semana, Cool! Agora é só esperar, dois empregos em vista, uhuuu!

Na sexta dia 25 eu tive aula. O dia foi um caos porque começou logo cedo com a “polícia” do trem me enchendo porque eu estava de bike, me fez pagar um bilhete a mais que custou o mesmo preço que o meu para ir com a bike até lá. AUD 5 essa brincadeirinha de mal gosto! Bom tudo bem, eu não sabia como era do outro lado, para ir do trem até a escola, então achei melhor levar a magrela e depois se fosse perto eu poderia deixa-la em Bondi Junction, onde pegaria o trem todos os dias. Bom, até aí tudo bem. Tinha ficado irritada com aquilo mas ok!

Peguei o primeiro trem e o problema é que tinha baldeação e eu não sabia como fazer e ainda com a bike... vixe, complicou! E foi justamente aí que o bixo pegou, saí de um trem, subi até um guardinha e perguntei qual plataforma passava o meu outro trem, ele indicou e eu fui. Entrei no trem correndo, me ajeitei com a magrela e tava feliz da vida. Eu deveria descer na sétima estação. Comecei a anotar coisinhas no meu caderno, fazer nada, na sétima estação olhei o nome e NÃO ERA a certa! Afe como assim?!?!? Fiquei puta com o guardinha, eu estava em Paramatta!

 Um bairro que só tem indiano, muita muita gente, o lugar cheira mal. Olhei no google maps e eram 11km até a escola, eu levaria cerca de 40 minutos pra chegar lá, no mínimo. Se eu pedalasse uma média de 20km/h (que na subida é foda atingir essa meta) eu demoraria 30minutos, não dava, eu ia ter de largar a magrela por ali mesmo e dar um jeito. Amarrei a bike num lugar meio escondido e rezei para que ninguém tocasse nela naquele lugar horroroso! Afê! Sorry dizer isso, mas eles tem mal cheiro, todos os indianos!

Daí brasileira como sou, achei que o ônibus ia demorar muito, peguei um taxi! IMBECIL na Austrália o ônibus é mais rápido do que o carro! Aqui não tem trânsito na linha do busão e ele tem hora pra chegar... enfim! Burrona gastei 35 dólares nessa porcaria que o cara não sabia chegar, errou o caminho a 2km da faculdade, eu falei, pára, saí do taxi e fui correndo até a escola. Cheguei 9:45am que VERGONHA! A aula era 9hrs!!! Fui até a secretaria pedi para assistir a aula de quinta-feira cedo para recompensar a que eu tinha perdido. Nada feito, não deixaram me enfiaram na sala às 10 da manhã e pronto. Ou seja, e daí que vc chegou atrasada? Pra nós tudo bem, perdeu 1 hora já... just this! Da próxima vez se programe melhor ou algo do gênero...

Assisti a aula, e o stress passou. A aula era sobre limpeza, segurança na cozinha. Foi legal, mas a grande mensagem da aula foi que os caras não vão ler tudo nem explicar tudo, eu tenho de correr atrás, ler, estudar antes da aula, porque além de não explicarem tudo, ainda tive bastante dificuldade com o inglês australiano, eles falam muito rápido, e com gírias e siglas. Tenho de aproveitar as aulas somente para aprender o que falam além da apostila, regras e fatos da prática.

A volta pra casa que também foi estressante, eu não conseguia achar o ônibus porque meu celular tinha acabado a bateria... enfim, achei, peguei o trem certo na volta e a bike no lugar certo e quando eu finalmente cheguei em casa, chorei!

Estava chorando quando um francês doido que mora no andar de baixo começou a gritar “Adriana, Adriana”  - Ele queria largar o trabalho e me indicou pra entrar no lugar dele. Marcou às 9:30pm para que eu conhecesse a chef.

Assim eu consegui meu primeiro emprego na Austrália. Obriamente dispensei o teste no sábado porque este era um emprego garantido com uma chef legal, uma equipe muito gente boa e com grande capacidade de aprendizado e localizado a 3 quadras da minha casa!

Dia 26/01/2013 foi meu primeiro dia de trabalho, sabadão pesado! De 9 da manhã até 11hrs da noite!!! Muito trabalho mas valeu a pena cada minuto!!! Então cheguei aqui 16/01, empregada em 26/01 – só não trampa quem não tá afim mesmo!!!!


Meu primeiro dia no Black Poney foi em 26/01/2013. Eu entrei e a chef me apresentou Dom, um cozinheiro que iria me ensinar tudo e então o Chef Dylan, um cara moreno, suado, vestido de chef com os olhos claros estalados olhando para mim! Passei mal!!!! Conversamos eu e Nicole sobre minha carreira e objetivos. Ela me falou sobre o restaurante, que éramos somente 4 pessoas na cozinha, assim poderia adquirir mais confiança e responsabilidade, dependeria somente da minha capacidade de memorização e agilidade. E assim eu comecei, memorizando e anotando tudo que via e pensava... um dia serei como ela, uma chef incrível certa do que é e do que quer!

A Head-chef é Nicole McIlwaine pode dar um google aí, a mulher é fera!!! Valeu Sydney pela oportunidade de conhecer pessoas e comidas fantásticas worldwide!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: