terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sopa: um forte abraço!

Outro dia fui fazer uma busca no meu blog para encontrar uma sopa e qual foi a minha surpresa? Todas as receitas tinham sopa por causa de “colher de sopa” hahha! Que droga! Então melhor fazer um TAG de Sopas e começar a postar sopinhas que são uma parte importante da minha cozinha no dia-a-dia, uma de minhas especialidades e preferências de cozinhar principalmente para amigos.

Eu nunca tive aula de sopas nem estudei receitas a fundo para entender esse assunto. Aprendi daqui e dali e agora tenho uma metodologia que dá certo rss mas pode estar totalmente em desacordo com regras francesas e da alta gastronomia, não sei, juro que não sei ainda...

Quando eu era criança me lembro que sopa era o prato predileto do meu pai, sempre foi! Então nos dias que chegávamos à mesa e tinha sopa, um sorriso se abria na família! Assim o gosto por este prato também passou a mim e minha irmã e em nome desse forte abraço que se passa em cada família ao comerem uma sopinha eu falo nesse post de sopas, ainda que no verão, pois há dias de "friozinho" também nesta época!

Vamos lá: já vi duas maneiras de fazer a base da sopa: com legumes e seu caldo de cozimento ou com molho bechamel. Faz um bechamel líquido. Daí vai adicionando leite e depois bate com o sabor da sopa. Acho muito gorduroso e com pouco sabor.

Como é fazer a base de legumes? Cozinhar bastante os legumes e batê-los junto com a água de cozimento. O legume mais comum é a batata. Sopas famosas como o Caldo Verde tem base de batatas! Cuidado, o verde está na couve em cima rsss, isso não deixa a sopa light.

Sopa base de batatas

Tempo de preparo: 30-40 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes:
3 batatas grandes
Água para cobrir as batatas na panela
Sal a gosto

Modo de preparo:
Descascar as batatas, picar em cubos (irregulares mesmo, somente para cozinhar mais rápido) e coloca-las em água fervente. Quando já estiverem moles, bater as batatas no caldo de cozimento com algumas pitadas de sal.

Daí temos uma base de sopa para qualquer sabor desejado. Vamos lá:

Sopa de Espinafre:

1 maço de espinafre cozido
1 cebola ralada
½ colher de sopa de manteiga
1 receita de sopa base de batatas

Refogar a cebola na manteiga, adicionar o espinafre, adicionar a sopa base e bater tudo com o mixer ou no liquidificador. Se achar que está muito espessa, adicione mais água. Experimentar e ajustar o sal.Se não preocupação com calorias, experimente adicionar 1 copo de leite e 1 copo de requeijão, fica maravilhoso! 

Caldo verde:

200gr de calabresa em rodelas ou cubinhos pequenos (eu prefiro cubinhos)
1 receita de sopa base de batatas
6 folhas de couve picadas fininhas
1 cebola ralada

Dourar o bacon sem óleo em uma panela quente. Ele irá soltar gordura, quando estiver dourado, descartar essa gordura. Retirar o bacon e na mesma panela refogar a cebola, adicionar a sopa base de batatas, mais água até chegar na consistência desejada, então adicionar o bacon novamente e mexer. Provar o sal e ajustar. Ao final, na hora de servir, adicionar a couve picada em cada prato, fica ainda mais charmoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: