sábado, 3 de novembro de 2012

Hortinha em casa: Ervas frescas sempre!

..................................................................................................................Post longo? Dicas rápidas no final

Em 2007 quando saí de casa e fui peitar a vida sozinha, já logo adquiri minhas primeiras plantinhas. Eu ainda não tinha ervas... Quando as descobri, já quase não cabiam no apartamento em Perdizes que eu morava, tinha vasos por toda a casa, eu amava! A garota que dividia apê comigo já nem tanto rss...


Orégano, peguei mudinha pequena e... cresceu! Bastante!
Então se coube naquele apê de 70m2, cabe em qualquer lugar e é muitooo bom!! 

E por que comer a hortaliça "direto do pé" é tão bom? É fresco, tem perfume, sabor, textura de recém-colhido. E, além disso, quando vamos ao supermercado e compramos um maço de hortelã, comemos um pouquinho no dia para preparar uma receita específica, mas a quantidade usada é pequena, daí com o resto: ou se come hortelã a semana toda ou se joga fora. É um desperdício!

Solução: pegue essa hortelã que você comprou no supermercado que vai sobrar e já logo antes de levar à geladeira, corte a pontinha dos talos dela e coloque imediatamente imersa em um copo com água. Deixe ali por 3 dias, verá que começam a se formar raízes na ponta dos caules.

Existem muitos tipos de hortelã, tem aquelas que crescem raízes e outras que não. Então não se preocupe, após 5 dias de molho na água, plante-a. Eu já fiz o teste algumas vezes e ao colocar na terra, ela cresce, teste feito e aprovado! É o meu querido professor Girafales:

Meu Hortelã Girafales
Eu sempre tive hortelãs rasteiras, é a primeira vez que vejo uma crescer tão firme pra cima. Esta é do supermercado que estava quase perdendo aqui em casa, coloquei na água, não cresceu raízes, plantei no vaso e aí está! Virou o super personagem do quintal.

Uma outra alternativa é quando for ao supermercado, comprar um vasinho de hortelã ao invés de comprar um maço, custa mais ou menos o mesmo preço, vale a pena, já vem com a terra, direitinho. Naquele vasinho que compramos deve durar mais 1 ou 2 meses, daí você precisará transferir para um vaso maior. Compre então um vasinho médio (do tamanho desse da foto abaixo) e um saquinho de terra adubada. Coloque um pouco de terra no fundo do vaso médio, vire o vaso pequeno de ponta cabeça, segurando sua terra, e coloque no centro do maior. Cubra com terra nas laterais e regue. Assim você transferiu sua hortelã de vaso. Ela pode ficar neste vaso novo por 1 ano tranquilamente.

Eu também tenho uma sálvia linda, que eu nunca tinha visto isso: ela adora florir, então já chamei de Dona Florinda, ela flori pro Hortelã Girafales, já reparei rsss... 

Minha sálvia Florinda

Daí despretensiosa chegou a Rosinha outro dia querendo toda roubar o posto de Dona Florinda. Ela é muito fofa. Sempre está sorrindo, tem flores mais velhinha quase caindo e as novinhas lindas com um super sorriso aberto pela manhã! Adoro quando elas nascem...

Mini roseira com pretensão de virar Florinda!
Então todos os dias pela manhã eu acordo e vou lá de fora falar com a galera... Vejo se todas estão com a terra úmida, se for fazer aquele calorão eu rego com 2 dedos de água de um copo americano em cada vaso. Agora se for dia normal, vejo qual falta umidade e coloco essa mesma quantidade de água. A terra deve estar molhadinha, se estiver seca demais coloque 4 dedos de água.

E assim é possível ter hortinha em qualquer lugar, as ervinhas principalmente só precisam ter um pouco de claridade – não precisa ser sol direto – e água com moderação.

Não pode encharcar nem deixar secar. Tem de regar cuidadosamente. Eu noto que agora que faço brincadeiras com elas, consegui ter meu próprio habitat, contato com a natureza no dia-a-dia. Inventei o professor Girafales, brinco com a sálvia de Dona Florinda que compete com a mini roseira, sinto que isso também faz bem a elas!
Os três personagens do quintal!

Todos são personagens, tem outras plantinhas também, cada uma com sua característica e dialeto próprio! Assim vou cultivando meu jardim e tenho sempre ervas fresquinhas.

DICAS RÁPIDAS

Cuidados:
1)  Olhe para suas plantas de hortelã e, ocasionalmente, corte fora todas as folhas e hastes que estão danificadas ou apodrecidas;
2) Regue dia sim, dia não, mas verifique a umidade diariamente, se estiver sequinha, regue sempre com pouca água – 2 dedos de um copo americano de água.

O cultivo de plantas de hortelã em vaso é a única maneira certa para se certificar de que eles não vão invadir o espaço de outras plantas em seu jardim e seu gramado.

Folhas de hortelã são um ótimo acessório para tudo, desde limonada a sundaes de sorvete.

Contra Insônia: Tomar chá de hortelã fresca. Retire 6 folhas de hortelã do vaso, lave e reserve. Ferva uma água, com o fogo desligado adicione as folhas e tampe a panela, deixe em infusão por 5 minutos. Coe e tome quente ou gelado (adicione 4 pedras de gelo no copo antes do chá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: