quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Recipe Jornal Moleskine: o melhor caderno de receitas do mundo

Eu e meus conceitos de melhores do mundo! Eu sempre que me refiro a mundo obviamente me refiro ao meu e cada um tem o seu e cria seus próprios conceitos, como o blog é meu, recomendo e aprecio os melhores do meu mundo!


Pra começar ele já é um charme de ver. Cabe dentro das minhas bolsas, é do tamanho de meia página de A4, tem uma capinha preta dura com desenhos de utensílios cozinha em alto relevo.


Daí tem uma contra capa para escrever o nome, e depois duas folhas de Planejamento de eventos com uma coluna para cada: evento, data, anotação - Planning (event, date, note).



Já na 3a página eu estava encantada, tinha um calendário com a estação do ano de cada fruta no Hemisfério Norte e Sul - Food Calendar (Notrhern Hemisphere, Southern Hemisphere).


   
Então logo também me surpreendo com uma lista de Food Facts que tem a comida, quantidade, calorias, carboidratos, proteínas e gordura! Food Facts (food, amont, calories, carbs, protein, fat) - almonds, apple, avocado, banana, beans, carrot, egg, grapefruit.


Então uma página contendo todas as conversões de medidas - Useful measures and conversions.


E começa o caderno para registrar as receitas contendo uma subdivisão excelente: Aperitivos, Entradas, Pratos Principais, Acompanhamentos, Sobremesas e Cocktails - Recipe Journal
Appetizers/ First Courses/ Main Dishes/ Side Dishes/ Desserts/ Cocktails.




Daí então a melhor parte do caderno, a receita é toda detalhada e ele nos lembra de cada detalhe permitindo que qualquer auto-didata replique o manuscrito.

2/3 da página é dedicado para o nome da receita, lista de ingredientes e preparação. O outro 1/3 lateral da página do lado direito é dedicado a detalhar o procedimento. Começa por requisitar uma avaliação do grau de dificuldade da receita, depois há bolinhas indicativas da quantidade de pessoas que alimenta aquela receita, daí o tempo de preparação, tempo de cocção e método de cocção (tem desenho de fogão, forno e micro-ondas, demais!). Daí então mais um quadrinho para indicar um vinho harmonizado, anotações e estrelinhas de rating.


Recipe, ingredients and preparation
dificulty, serves (number of people), preparation time, cooking time, cooking process, wine pairings, notes, rating

Então há também 6 outras divisórias a milha escolha e adesivos próprios para nomeá-las. 


Algumas páginas em branco para anotações e então a melhor parte deste caderno: um índice de receitas! Todas as páginas são numeradas e ao escrever uma receita nova, já tem o espaço dedicado para preencher com o nome da receita em um index lindo e super organizado.


Este para mim é o melhor caderno de receitas do mundo porque ele respeita minha paixão e a organiza de uma forma perfeita para mim. É um diário gastronômico!
No blog não importa a ordem que eu disponho os posts, mas no caderno oficial são outros 500... eu acho que já devo ter tido uns 7 cadernos de receitas diferente, sempre que acho um caderninho fofo e diferente eu faço um. Mas antigamente era muito difícil encontra-los aqui no Brasil, agora tem a cada papelaria fofa. De qualquer forma eu já sei sobre a Moleskine a um tempo e quando eu vi um caderno de receitas da Moleskine eu comprei já logo dois sem nem conseguir ver seu interior pois tinha a absoluta certeza de que seria um caderno guiado pela curiosidade e paixão!

Obs: a Moleskine não me deu estes cadernos nem recebi bônus por divulgar este caderno, o objetivo é registrar esse dom que estes caras tem de buscar a alma, essência de cada paixão e organizá-la de forma clara, eficiente, sucinta e fofa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: