sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Omelete, rolinho de frios, perfume de tomilho – Receita da Omelete by Julia Child


Outro dia saiu no Caderno Paladar do Estadão uma reportagem sobre ovos, omeletes e citava essa receita da Julia Child. Mas obviamente pela receita não dá pra entender direito, tem de assistir ao vídeo dessa fofa preparando as omeletes!!!


Neste vídeo de 1980 a Julia ensina em um programa de TV fazendo o apresentador rebolar com a frigideira na mão! Adorei!!! http://abcnews.go.com/GMA/video?id=8109928

Bom então vamos à receita ilustrada! Uma pena que não tenho ainda um equipamento que possa filmar, então às vezes não dá tempo de fotografar porque não posso largar a panela e sinceramente ao fazer esta omelete eu me encantei tanto com a transformação que aquela adição de água fazia ao ovo com sal e pimenta que me esqueci de fotografar! Me lembrei no finalzinho, mas acho que dá pra entender...

Ingredientes:


2 ovos (caipiras e à temperatura ambiente por favor!) – Se estiverem gelados, hum não sei... 
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de manteiga

1 frigideira de um palmo de diâmetro no mínimo e com fundo anti-aderente

Modo de fazer:
Quebre os ovos em um bowl.
Adicione Sal e pimenta do reino.
Mexa com um batedor.
Adicione as duas colheres de água.
Adicionando e mexendo bastante até ficar uma espuma aerada.
Esquente a frigideira por alguns segundos, até que você sinta calor no fundo da panela.
Derreta a manteiga


Derreta até que comece a espumar, então adicione a espuma de ovos.


Comece a girar a frigideira, desgrudando as bordas da omelete. Depois faça movimentos para frente e para trás, fazendo com que a espuma se solidifique sem perder aeração.
 Então, quando já estiver com o fundo durinho formado, dobre 1/3 e curve a frigideira na diagonal para concentrar o fogo somente na omelete.

Então vire novamente fechando a omelete e servindo-a no prato.

Neste momento eu achava que a minha omelete precisava de um complemento. Então eu peguei dois raminhos de tomilho no meu jardim e despedacei sobre o prato. Peguei ainda duas fatias de presunto e levei ao fogo com duas fatias de mussarela cobrindo-as. Esperei o queijo derreter, fiz um rolinho de frios e adicionei ao prato. Ficou maravilhoso!!!





Um comentário:

Comente aqui: