quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Qual a sobremesa mais fácil e rápida que existe? Petit Gateau!


Certamente! Eu aprendi a fazer em maio de 2011 e publiquei aqui no Blog. Mas como tenho recebido pedidos de amigos por esta receita, resolvi Repaginá-la!

Voi-lá! Hehe Acabei de assistir Julia & Julie, estou inspirada!

Em maio de 2012 minha querida irmã fez aniversário e eu aproveitei que meu pai estava com viagem marcada para NY e preparei um kit cooking especial pra ela. Talvez ali eu já estivesse querendo começar o movimento RetroKitchen! Comprei um caderninho de receitas foférrimo, coloquei em uma caixinha com algumas forminhas de Petit Gateau E detalhe mais importante: o caderno já vinha com algumas receitinhas by Adriana Avelar entre elas desse bolinho, obviamente.

Foto do Petit Gateau que a Letícia fez para Tommy & Lygia em NY.

A Letícia sempre foi boa pra fazer doces, desde quando éramos pequenas. Mas ela não tem é muita paciência, o tempo e processo de preparo devem ser limitados. Pequenos movimentos, pouca sujeira e agilidade. Assim é o Petit Gateau: derrete o chocolate, adiciona a manteiga, bate os ovos com açúcar, mistura ao chocolate, adiciona a farinha, deixa descansar 10 minutos, leva ao forno por 7 minutos e pronto! 

A Letícia me contou nesse final de semana que depois que ganhou o kit de presente, já fez Petit Gateau por 7 vezes! Haha e que da última vez ela ficou nervosa por preparar para a avó de seu noivo e errou a mão, não chegou ao ponto. Mas é assim mesmo, a receita é fácil, mas tem de seguir o passo a passo certinho, cada detalhe, não pode vacilar, se distrair, perde o ponto.

Essa é uma característica da minha irmã que devo reconhecer, ela sabe definir um bom ponto de um prato. Ela pode não saber preparar, mas criticar ela faz muito bem. Neste caso a crítica não tem sentido negativo, pelo contrário, acho uma super qualidade. Saber definir um bom ponto inclui uma boa visão sobre o contexto do prato desde textura até sal e outros temperos. Às vezes quando provamos um prato eu ainda tenho dúvida de qual ingrediente está faltando quando ela já falou que estava sem sal.

O que me fez classificar esse bolo como a receita mais fácil e rápida? Porque a Letícia gosta de prepara-la! Simples, rápida, deliciosa e o melhor: impressiona! Hehe

Na próxima sexta feira dia 14 estou indo pra NY e assim planejando o que iremos preparar de comida lá! Não vejo a hora de chegar, ir ao Culinary Institute of America (Curso Knife Skills), comer em food trucks, ir a um supermercado americano e criar um super novo prato americo brasiliense para postar aqui!

Então a receitinha do Petit Gateau internacionalmente famoso e replicado por 7 vezes pela Lele!

Ingredientes

120g chocolate meio amargo
100g manteiga
2 gemas
2 ovos inteiros
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar

Modo de fazer

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria. Espere derreter por completo. Misture lentamente. Bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar um creme branco. Misture lentamente ao chocolate derretido com manteiga, adicione a farinha de trigo peneirada devagar.

Deixe a massa descansar por 10 minutos. Unte as forminhas com manteiga e chocolate em pó. Adicione a massa na metade da forminha mais ou menos.

Leve ao forno quente a 200ºC por sete minutos. Sirva imediatamente com uma bola de sorvete de creme! Maravilhoso!

Declaro: que fico apaixonada cada vez que alguém me conta que tentou uma receita minha... Quando a Letícia falou que já tinha replicado aquela receita por tantas vezes, abri um sorriso gigante e meus olhos se encheram de lágrima, manteiga derretida que sou fiquei super emocionada! Porque o intuito é justamente este, a cada vez que ela prepara esta receita, se lembra de mim e com certeza de alguma boa referência deste bolinho que ela já tenha experimentado na vida. Com certeza os convidados da minha irmã ouvem alguma história sobre mim ou sobre como aprendeu e fez sozinha, foi super auto-didata a Letícia nessa receita, eu mandei a receita e as forminhas ela se virou e fez!!! Por isso basicamente este post foi dedicado a ela, inclusive todas as fotos publicadas foram enviadas por ela!

Lê, obrigada pelo apoio sempre! Beijos! Logo mais tô aí!!!
Letícia em seu apto em NY tirando os bolinhos do forno.

Um comentário:

Comente aqui: