quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ERREI!

E foi bem feio dessa vez porque já tinha publicado no blog e tudo mais!!!

O steak não deu certo por um principal motivo: quando o Fude House ensina o steak no filme, a temperatura que ele instrui não estava em graus celsius!!! Estava em fahrenheit!!! Primeira e última vez que cometo esse erro absurdo! Mas é assim mesmo, não é toda vez que eu acerto, não pode ser! Errar é aprender!

Bom então daí eu fui buscar "coisas" que eu deveria saber e associar para não confundir mais as temperaturas dessa forma. Me lembro que no Hotel Presidente quando fazíamos filé a baixa temperatura, o centro da carne deveria atingir 55ºC eu acho, então 125º como cita o vídeo é meio absurdo. Mas eu não achei absurdo porque não sabia o motivo da temperatura no interior, assim eu ainda confiava ou desconfiava de um número na memória. Fui buscar a explicação com Heston Blumenthal, como orientado pela querida amiga e chef Bia Buéssio.

Então vamos lá o Heston explica que quando a carne é submetida a altas temperaturas, a proteína é contraída soltando seu suco, fazendo com que a carne fique seca e dura.
Já em baixa temperatura, serão ativadas algumas enzimas que se ligarão às proteínas, fazendo com que fique tenra, e então elas quebram as proteínas amaciando a carne e soltam aromas e sabores únicos e que permanecem em seu interior.

Então é isso, 125º é igual a 51,67ºC. A temperatura deve ser muito baixa! Tem de fazer uma arapuca no forno pra conseguir! Vou tentar de novo, com certeza! Daí publico direitinho de novo, até como fiz a arapuca!

Ah tem um segundo motivo, a Bia falou que a gente não tem o corte do Steak no Brasil, o mais próximo seria encontrar um entrecote e tirar o osso fica bem parecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: