quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guacamole


Enquanto assistia no dia 15/08 a aula mexicana na Escola Wilma Kövesi eu tentava lembrar da receita de Guacamole que eu tinha publicado no Blog em fevereiro de 2011... Faz tempo já!!!

E eu só esqueci do alho e do azeite! Bem legal, fiquei feliz!

O cozinheiro do Obá Nonô que preparou o Guacamole explicou que não devemos tirar a semente e pele do tomate (esse erro eu cometi), pois segundo ele na semente está grande parte do sabor do tomate. Eu tenho mania de tirar, mas o Nonô tem razão! Vou repensar esse meu conceito...

Segundo Hugo Delgado, proprietário do restaurante e professor na aula disse que Guacamole no México é igual farofa no Brasil, cada um tem sua receita, não existe receita certa ou errada. Se tiver abacate (de qualquer tipo), limão, coentro e pimenta já é guacamole. Cada ingrediente a mais é criação de cada um.

Guacamole do Hugo
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:
300g de avocado (ou abacate comum) picado em cubos médios
55g de tomate picado em cubos pequenos
6 colheres de sopa de cebola roxa picada em cubos menores que do tomate
5g de pimenta jalapeño
1 dente de alho picadinho na ponta da faca
1 colher de sopa de suco de limão

Preparo:
Num pilão faça uma pasta com 4 colheres de cebola, pimenta e o alho. Reserve 2 colheres de sopa de cubinhos de tomate e de cebola para finalizar o prato. Colocar a pasta pilada em um recipiente e acrescentar os ingredientes na seguinte sequência: primeiramente os cubinhos de tomate, os de abacate misturando delicadamente para que não esmague o abacate. Acrescentar nesse momento o coentro, o suco de limão e temperar com sal e pimenta do reino. Após juntar todos os ingredientes, certifique-se de que a mistura esteja bem incorporada. Deixe descansar por alguns minutos. No momento de servir, agregue a cebola e o tomate que foram reservados.

Para servir:
O guacamole é ótimo sozinho acompanhado de tortillas de milho, totopos ou tostadas. Também vai bem como acompanhamento de tacos de carnitas, tacos de pollo, carne, ovos, omeletes e para dar sabor às saladas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: