sexta-feira, 31 de agosto de 2012

200 docinhos de colher!

Uma amiga comentou que iria organizar o Cha Bar e perguntou se eu poderia fazer 100 docinhos entre brigadeiros, beijinhos e mescladinhos. Eu topei, daí no meio do caminho ela mudou para 200 docinhos! Eu já tinha topado, então enfrentei mesmo sem nunca ter feito sozinha estes docinhos de colher em copinhos!



Foi divertido, delicioso mas também cansativo! Foi bom que eu aprendi muito sobre brigadeiros de colher, copinhos, beijinhos, a parte branca da mescla eu fiz pela primeira vez. Não me lembro a ultima vez que eu tinha feito beijinho... coloquei uma pitadinha de amor.

Sabe o que é o amor? Não me lembro exatamente onde eu li sobre a preciosidade desse amor que tem a propriedade de aflorar os demais sabores: o sal!!!!

Sim, tem sal em tudo e em um dos brigadeiros (o da mescla) tem pimenta! Inventei tudo e coloquei para “as cobaias” (meus queridos clientes) experimentarem, já que eu tinha tido todo aquele trabalho!


Eu achei divino! Tudo! Mas sou super suspeita para falar.
Então daí eu sei que quando eu comecei a planejar a receita, eu fiz um pouco de ordem contrária... Cada copinho tem 40gramas de docinho, então eu deveria ter 40*200=8kg de leite condensado, comprei 9 para garantir 7 caixinhas de 1,3kg. [Eu viajei forte nessa quantidade! na verdade no copinho tem 40g, mas a gente coloca no máximo 30g em cada, e daí para cada 1,3kg de leite condensado, tem mais 300g de chocolate e mais 500g de creme de leite no final, isso dá mais ou menos 100 copinhos e não 60 como eu achava...]

Então abaixo as receitas e dicas de cada um:

Brigadeiro de colher

Rendimento: 80-100 copinhos**
Tempo de preparo: 25-30 minutos (varia com a panela e o fogo, tente usar panela de fundo grosso, eu usei uma panela de alumínio bem grossa com duas asas e deu super certo, nada grudou no fundo)

Ingredientes e equipamentos:
2 caixas de 1,3kg de leite condensado Nestlé (não use outro, por favor!)
500mL de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de manteiga
500gr de chocolate meio amargo de boa qualidade derretido
1 colher de chá de sal
4 saquinhos de celofane
Uma panela com água fervente
Uma panela de alumínio de fundo grosso + uma colher boa de silicone ou de pau, mas quadrada, para mexer com mais facilidade, em total contato com o fundo da panela

Modo de preparo:

Retire o creme de leite da geladeira no início do preparo. Coloque o chocolate dentro de um saquinho de celofane e então coloque o saquinho fechado dentro de uma panela com água fervente. Quando o chocolate estiver derretido, comece a fazer o brigadeiro.

Adicione a manteiga e o leite condensado à panela fria! Pegue o saquinho de celofane, faça um corte na lateral como mostra a foto e despeje o chocolate sobre a panela. Misture bem, leve ao fogo. No começo fogo alto para esquentar a panela, adicione o sal depois vá abaixando o fogo de acordo com a necessidade, fazendo com que a mistura não forme grumos no fundo da panela, é muito ruim quando isso acontece.




 Cuidado ao tamanho da panela que vai usar, adeque para que ao se misturarem, os ingredientes ocupem metade da altura da panela. Se passar dessa altura, não será possível mexer o doce, logo não vingará. Não sobre-estime o fogo caseiro, ele é ruim e não consegue aquecer toda essa panela!

Voltando à receita até a metade da panela... Ao final do preparo, o fogo estará bem baixinho e o brigadeiro estará no ponto quando você puder ver o fundo da panela ao mexê-lo, começando a se formar no centro. Então adicione o creme de leite fresco, mexa bastante ainda com o fogo aceso por cerca de 3 minutos. Desligue e espere esfriar.

Então pegue um saquinho de celofane novamente* e coloque o brigadeiro cremoso. Leve à geladeira por 12 horas. Guarde nos saquinhos de celofane somente para conservar, na hora de servir nos copinhos, use saco de confeitar, o celofane estoura com facilidade com o docinho gelado.

Montagem:

Disponha os copinhos em uma mesa de montagem. Corte a pontinha do saco com brigadeiro e então adicione o conteúdo dentro de cada copinho, um a um. Cada saquinho desses deve render 80-100 docinho, recomendo colocar dentro do saco de confeitar para colocar nos copinhos, o celofane estoura!


* Na receita eu coloco 4 saquinhos de celofane porque sempre uso saquinho duplo, tenho muito medo de estourar o primeiro! Porque já aconteceu comigo até de 2 saquinhos estourarem, não de brigadeiro porque assim é a primeira vez que estou fazendo, mas do lombo que asso dentro deste saco.
** O rendimento é variável com a sua habilidade, pois quem já tem prática disperdiça muito menos doce. Eu "pelejei"com os sacos de celofane que estouraram, devia ter usado saco para confeitar!

Agora então o amoroso segredo que eu citei lá em cima: o sal! Em minha opinião nesta receita esse lindo ingrediente ameniza o dulçor do brigadeiro e aguça os demais sentidos: realça sabores e aromas da manteiga, do chocolate e cria a atmosfera do momento da preparação do brigadeiro. Eu tinha usado essas panelas pela última vez em um fogão a lenha, então aquele cheiro da lenha ainda estava presente, se misturou àquele perfume exótico do brigadeiro e transformou minha casa em uma brigaderia em plena produção.

Não é possível pensar em uma vida sem sal! Pensei já bastante a respeito... Por isso eu o chamo de amor, dentro do contexto da nossa vida, o sal é tão importante quanto o amor. A comida é o que nos mantém vivos, comida sem sal não presta, logo a vida sem sal não presta! Eu sempre falo do “abraço” dos pratos, sem sal não tem abraço, o prato fica “frio”, pode estar a 80 graus, que parecerá frio aos comensais!

E o que acontece quando a comida tem muito sal? Quando a força do amor domina mais do que as demais no prato? O abraço é forte demais! Pode chegar a ser desagradável!

Por isso sal se coloca às pitadas, colocar diretamente a colher de chá de uma só vez neste brigadeiro não é uma boa idéia. O brigadeiro é BEM doce, mas mesmo assim, amor se adiciona aos poucos, “se jogar” de vez pode atrapalhar! Adorei as analogias!

Beijinhos da Dri


Rendimento: 80-100 beijinhos
Tempo de preparo: 25-30 minutos

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
300gr de coco em flocos desidratados
1 caixinha e meia de leite de coco
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de baunilha
2 latas de creme de leite
Use a mesma panela e colher citadas no Brigadeiro
2 saquinhos de celofane
cravos para decorar

Modo de preparo:

Exatamente igual ao do brigadeiro, leia acima. A diferença está no leite de coco, adicione este no começo do fogo, quando o fogo estiver médio, fervendo, adicione este ingrediente. Deixe ferver, reduzir, até aparecer o fundo da panela ao mexer, então adicione o creme de leite, misture bem, deixe esfriar e coloque no saquinho de celofane com dupla camada.

Montagem: igual a do brigadeiro ensinada acima.

Daí então depois de fazer 200 docinhos eu estava exausta e ainda assim precisava fazer o mescladinho! Eu não tinha leite em pó em casa, fui até o mercado e comprei, mas isso já eram 11 horas da noite!
Fiz então as 2 caixas restantes de leite condensado, uma de brigadeiro e a outra sem chocolate, com leite em pó. O certo seria usar leite ninho mas meu orçamento já não permitia. Fiz ali uma “super mistureba” com leite em pó integral e deu certo!

Agora pra montar esse danadinho me deu um trabalho que não tá escrito e ainda ficou feio! Eu peguei esse evento porque queria aprender, realmente não valeu a pena financeiramente pelo trabalho que deu, “perdi” (ou ganhei depende do ponto de vista) duas noites trabalhando nisso! E um sábado quase inteiro de montagem!
Quando eu tiver sobrinhos, eles merecerão esse esforço em suas festinhas! Mas só experiências, família e amigos bem queridos!





Vou reservar a receita do mescladinho de 60 copinhos para outro post, quando tiver  aperfeiçoado, acho que este foi na sorte, vale buscar novas experiências.

Eu fiz uma amostra de cada em casa e deixei na geladeira... Estou agora me deliciando com beijinhos da Dri... Risos!

10 comentários:

  1. obrigada pelas dicas, principalmente dos saquinhos de celofane que estouram, já ia usar. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! vou fazer p/o aniversário de 1 aninho da minha neta. Vc acha possível colocar o brigadeiro ainda morno direto nos copinhos e depois levá-lo a geladeira?

    ResponderExcluir
  3. Dri, vc aperfeiçoou a receita do mescladinho? Caso positivo partilha com a gente! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Quanto capricho, quanto esmero, parabéns, tudo muito lindo.

    ResponderExcluir
  5. Quanto capricho, quanto esmero, parabéns, tudo muito lindo.

    ResponderExcluir
  6. Quantas latas de leite condensado é preciso para fazer 30 beijinhos?

    ResponderExcluir
  7. Quantas latas de leite condensado é preciso para fazer 30 beijinhos?

    ResponderExcluir
  8. Amei, acabei de recebr um pedido de 200 brigadeiro no copinho <3

    ResponderExcluir

Comente aqui: