terça-feira, 24 de julho de 2012

Heston Blumenthal

Eu descobri o Heston Blumenthal quando morava em Uberlândia em 2011. Eu trabalhava no Hotel Presidente e tinha serviço de quarto 24horas, isso exigia uma cozinheira noturna que era a Nalva, mas ela também precisava folgar, então eu cobria as folgas dela que eram aos domingos. 

Parece sacrificante entrar às dez da noite de domingo e sair às seis da manhã de segunda-feira, passava a noite acordada a espera do telefone, sozinha naquela cozinha enorme. Mas eu não achava ruim na verdade, eu curtia porque era o momento que eu tinha liberdade na cozinha, com todos os ingredientes a disposição, podia inventar o que quisesse treinar, criar, tudo! Eu estava na cozinha, não tinha internet, não podia usar o computador, então eu descobri a TV a Cabo e o Heston! Aos domingos tinha um canal (não me lembro mais qual) fazia uma retrospectiva da semana do programa dele durante a madrugada, começava a 1 da manhã, eu adorava! Só ficava brava quando o telefone tocava e eu tinha de preparar algum prato durante o programa!  Além de noites divertidas ao lado de Heston, por trabalhar na madrugada eu tinha direito a um dia de folga a mais na escala.

O primeiro programa que eu assisti foi o Victorian’s Feast, era um jantar especial Alice no País das Maravilhas, uma clássica novela victoriana. Tem umas amostras no You Tube de pirar... Vou colocar todas aqui, no final do post.

Antes quero contar um pouquinho da história desse cara que sou super fã. Ele é auto-didata, que sonho! Fez um único estágio que durou 3 semanas, logo depois abriu o estrelado The Fat Duck. Mas antes disso ele passou duros 4 anos estudando, testando e repetindo todas as receitas da culinária francesa.
Ele é ótimo, o que mais gosto nele é o efeito de produzir risadas. Ele transmite felicidade às pessoas, levando-as a um novo contexto, ele tem o dom de tirar as pessoas do seu espaço e tempo, provocando risadas naturalmente. Acredito que a satisfação de Heston está justamente na reação dos convidados, ele tem uma mini tv na cozinha que assiste “gargalhando” às surpresas que instiga nos comensais.

Heston toca as pessoas. Isso é gastronomia: transmitir amor através da comida. Vejo este chá da tarde que ele fez para o programa como uma exposição de arte, Heston expõe todo o amor que tem pelo trabalho que faz e transmite isso a cada bocada.

Os chefs que eu já tive oportunidade de conhecer até hoje buscariam um ou dois pratos e fariam um jantar comum, acho que até eu faria assim... na mediocridade da minha imaginação. Mas Heston foi estudar absolutamente tudo da época da Rainha Victoria, ele identificou o chá da tarde em Alice no País das maravilhas como o pivot e então chamou uns convidados e criou todo um contexto e fez os comensais se sentirem dentro de um livro infantil, a mais pura food experience!

Heston é um chef completamente apaixonado por resgatar sentimentos no ato de comer. Não preciso dizer que um dos meus sonhos é trabalhar com ele né?

Esse cara é demais! O melhor chef do mundo na minha opinião! Ele já foi classificado como 1º na lista que está o nosso brasileiro Atala, hoje Heston está em 12º lugar no Ranking, o The Fat Duck tem 3 estrelas Michelin e é uma pena que não tenha uma competição que possa premiar os chefs além do restaurante, em seus outros trabalhos de pesquisa e divulgação de sua arte, tenho certeza que Heston estaria em primeiro!



Agora os meus vídeos prediletos do Heston:

Programa Victorian’s Feast

No primeiro programa que assisti, Heston reconstruiu a história do “chá da tarde de Manhatham”, como ele chamou o evento que se passa no livro Alice no País das Maravilhas como sendo o clássico chá da tarde. Os comensais foram recebidos com espumante em um país das maravilhas do Heston, um jardim verde com uma única mesa grande ao centro. De dentro da cozinha Heston assiste a reação das pessoas, eles começam a rir “sem motivos” já começam a se sentir no jardim de Alice: 
Deste vídeo é incrível porque você pode dele assistir aos 4 pratos: Drink me potion; Mad Hatter tea; Edible Garden; Absinthe Jelly.
Drink me potion: esse video é maravilhoso, o Heston coloca 5 sabores em um mesmo drink cor de rosa: caramelo (toffee), torradas com manteiga (hot buttered toasts), creme de confeiteiro (custard), torta de cereja (cherry tart), e por último peru (turkey).
Incrivel assistir à preparação:
 E também à reação das pessoas: 
O restante dos videos vou colocar só o link do you tube porque não sei se o blog aguentaria toda a minha paixão pelo Heston:

Edible Garden: ele fez um jardim comestível, solo comestível, um país das maravilhas inteiro comestível. Antes de levar ao jantar, ele leva as ruas de Londres e recebe gargalhadas dos comensais.
O jardim: http://www.youtube.com/watch?v=GnF6VZYQsDo (Edible soil and pepples with Heston Blumenthal)

A reação das pessoas ao comê-lo:  http://www.youtube.com/watch?v=GL6efxa1J10  (Heston's guests eat his edible garden and insects)

Absinthe Jelly: ele descobriu que nesta época foi também descoberto o vibrador, vendido em sex shops e fez uma gelatina vibrante ahhaha cena hilária! http://www.youtube.com/watch?v=Jkm8Z2Y-cg0 (Heston's guests try absinthe jelly)

 Daí tem a temporada toda de HOW TO COOK LIKE HESTON que sou apaixonada, já assisti a vários episódios, fico procurando pra baixar mais na internet porque realmente é incrível assistir e testar!


Depois vou postando mais fotos das experiências do Heston que testei em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: