terça-feira, 31 de julho de 2012

Fazenda Brumado e minha infância


No último sábado tive oportunidade de reviver algumas horinhas da minha infância. Estive na Fazenda Brumado, deliciosa fazenda da minha família por parte de mãe em que nós passávamos na infância todas as férias de janeiro e julho. 

Estava deslumbrada de rever todos aqueles detalhes, sorrindo, mas quando cheguei em frente ao fogão a lenha, não aguentei, me emocionei e chorei como criança. 


Ter fazenda dá muito trabalho e fazer sair dinheiro de lá não é fácil, por isso minha mãe acabou alugando para o Miltinho, um moço uma gracinha que cuida direitinho da fazenda, com muito carinho!

Ele tem uma chocadeira elétrica, pega os ovos que suas galinhas põem e leva para chocar, por 37 dias, conforme orientação. Depois os pintinhos vão para uma gaiolinha com comida até ficarem grandinhos e poderem ir para o puleiro. No puleiro eles crescem soltos, com a porta aberta, ele só serve para comida. Então ao final do dia o Miltinho chama todos os franguinhos com comida e dormem todos juntos nessa hora fechadinhos para evitar raposas. É um cuidado diário que ele tem com estes frangos, mas são todos para consumo próprio, ele não vende só consome.
Chocadeira elétrica

Guia para operar a chocadeira

"Miltinho" explicando como funciona e o filho só aprendendo tudo!

Como é fácil manusear, leve, "Miltinho" mostra

Os pintinhos vão então para o puleirinho.

Com bastante sol, comida e água

Quando ficam maiorzinhos são soltos até 8 meses, hora de comer!
 OUTRAS FOTINHOS DA FAZENDA
Plantação de Sorgo (alimento para gado)

Será que bate sol na casa?

Achei lá minha escrivaninha, com marca registrada! hahah

Córrego que leva até o monjolo que era nossa casa de brinquedo



Porquinhos

Casa da Zefinha

Casa da Zefinha

Galpão - onde matava o boi

Pé de limão china rasteiro

"Toma um cafézinho antes de sair?"

Cará e banana verde

Alecrim, poejo e hortelã

Cebolinha

Acabou...

Um comentário:

  1. Olá,tudo bem?
    Sabe como consigo uma chocadeira igual a essa?
    Se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir

Comente aqui: