domingo, 8 de julho de 2012

Cupcake x Bolo de vovó


“A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms.  Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria em Nova York que auxiliou na ascensão do cupcake. (...) No Brasil, a receita do cupcake foi adaptada ao nosso paladar. Enquanto que os bolinhos tradicionais americanos são cobertos por um creme amanteigado, os brasileiros optam por outras coberturas e recheios, como de brigadeiro e coco.” [1]

Não tenho uma vasta experiência em cupcakes, nada contra, ele simplesmente não me atrai, só comi uma vez que uma garotinha que completava 9 anos me pediu para ensinar suas amiguinhas a cozinhar na sua festa de aniversário e que no final ela queria ensinar a fazer cupcakes. Eu tive de comer, estava quentinho, fazia parte da festa com as crianças, neste momento sim tive vontade de comer. 

Ainda ontem passei em frente a uma cupcakeria no Shopping Higienópolis e confesso que um bolinho frio meio sem graça coberto com um monte de manteiga não me atrai muito.
Hoje eu acordei cedo pra preparar um bolo de laranja para o meu pai. Ele adora e eu não tinha tido tempo ainda, então fiz este esforcinho por ele. E daí comecei a pensar se em outros países eles também tinham o hábito de comer bolo com café como nós. E eu não sei mesmo! Preciso perguntar pras minhas amigas que moram lá fora, se as vovós preparam bolos para receber seus convidados no meio da tarde, servido com chazinho ou cafezinho. 

E daí como minha cabeça pensa em quatrocentas coisas ao mesmo tempo, me veio à cabeça o cupcake e fiquei imaginando que em NY por exemplo, desde 1996 eles tem cupcakeria aparecendo em filmes e sendo modinha, então será que eles já comeram bolos em fatias? Ainda comem? Ou o Cupcake ocupou este espaço? Vamos pensar... Bolo americano? Hum... Brownie? Delicioso, sim! Mas não é bolo de vovó... 

No Brasil temos cupcakerias bem chiquezinhas e da modinha, a febre americana invadiu o Brasil, outro dia li num blog sobre bolos de cupcakes, achei patético, olha só: (desculpem, tem para todos os gostos, esse é o meu!)




Foto: Vintage & Cake
Alguns brasileiros ainda resgatam nossa tradição como a lojinha Bolo a Toa: primeiro que é uma portinha, ao lado da Doceria Brigadeiro, outra “tetéia” do Alto de Pinheiros! Entrando pela portinha, você começa a se sentir em uma casa de vó, é um cheiro maravilhoso de bolo assando que não dá pra não comprar um bolo! Tem diversos sabores, o primeiro que experimentei foi de milho, tinha um pouquinho de canela por cima, mais parecia uma pamonha, estava maravilhoso, molhadinho e eu comprei e cheguei em casa com ele ainda quentinho.
Meu pai devorou quase metade do bolo. Quero depois tentar fazer uns testes par ver se chego em uma receita mais ou menos parecida...

Como eu disse estava preparando um bolo pro papai, ele já está cheirando, quase bom! Então segue a receita:

BOLO DE LARANJA PARA O PAPAI 08/07/2012
 
Ingredientes:

Para o bolo:
3 ovos
1 1/2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de suco de laranja
50 g de manteiga

Para a calda:
Suco de 1 laranja
1/2 xícara de chá de açucar

Modo de fazer:

Para o bolo:
Separar as claras e bater em neve. Quando estiver pronto, acrescentar o açucar e as gemas e continuar batendo, por cerca de 3 minutos. Desligar a batedeira, acrescentar o fermento e a farinha e mexer delicadamente com uma espátula. Quando a mistura já estiver homogênea, acrescentar o suco de laranja, que foi aquecido no forno com a manteiga para que esta derreta. Continuar misturando com a espátula e despejar em uma forma untada com manteiga e farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 20 minutos. 

Para a calda:
Ferver a mistura em fogo baixo até reduzir a metade do líquido. Aproximadamente 15 minutos, fogo baixo. Durante o processo vai se formar uma espuminha amarela meio alaranjada na superfície, tente retirár pois é acidez, assim sua calda vai ficar mais gostosa.

Servir com a calda de laranja por cima e coma! Eu deixei a calda escapar pra baixo, mas acho que eu faria diferente, furaria o bolo e deixaria a calda penetrar... Ficou maravilhoso!

Que você receba um gostoso abraço de vovó!


Um comentário:

  1. OlÁ, BOA NOITE ,NAO SEI SE VOCE VAI LER ESTE POST, MAS TENHO VASTA EXPERIENCIA EM BOLOS DA VOVÓ! ESTA RECEITA SUA É MAGNIFICA, SEU PULO DO GATAO É OTIMO! bOLEIRA DE MÃO CHEIA PARABENS!

    ResponderExcluir

Comente aqui: