domingo, 24 de junho de 2012

Instituto Chefs Especiais

Hoje foi um dia gostoso, que vivi pra mim e, pra encerrar com chave de ouro, comecei a fuçar em blogs de gastronomia, obvio! Todas as noites quase eu faço isso... só penso em comida 100% do tempo! Encontrei esse Instituto Chefs Especiais, caraca, que super proposta bacana! Quero ajudar!

Eles oferecem cursos gratuitos de capacitação para pessoas com síndrome de Down.
Eu tenho uma priminha deficiente e sei que o trabalho nas escolas especiais está muito relacionado a contato com as mãos, arte. Eles são grandes artistas.
Tive oportunidade também de conhecer um ex-cunhado com síndrome de Down e ele sim é um super artista. Pinta muito bem e é extremamente inteligente, rápido, sagaz.
Como eu não tinha pensado nisso antes? Eles são artistas! Alguns tem dons especiais, vamos encontrar os talentos na cozinha! - Pra mim cozinhar é arte e ponto final (já cansei de discutir esse assunto com muita gente).

Estou realmente emocionada com a generosidade do casal paulistano Simone e Márcio Berti que começaram este projeto a 6 anos porque queriam disponibilizar parte do seu tempo e energia para uma causa social, como a família possui uma fábrica de panelas e tem uma agenda repleta de parceiros ligados a restaurantes e empresas de alimentos, era natural que o novo projeto apontasse para a culinária.  
Acho que talvez por alimentar as pessoas, os amantes da gastronomia tenham uma generosidade intrínseca e isso faz com que brotem projetos lindos como este, buscando a verdadeira raiz da gastronomia, no motivo pelo qual as pessoas cozinham, pelo prazer que lhes dá agradar e fazer bem a alguém, fazendo arte com a comida. Ouvir de alguém um "Hum, que delícia" é um sentimento explosivo, inexplicável, ainda melhor que isso é ouvir algo desse tipo de alguém "pica" (alguém fodão), poutz! É muito melhor que elogio de qualquer chefe do trabalho.
Fico imaginando um Chef com síndrome de Down, imagino a alegria que o Chef irá sentir ao ver um salão inteiro aplaudindo a comida dele de pé! E se um dos comensais for o Pelé então (risos)! Ele será o mais eufórico dos cozinheiros, acredito!

"NOSSA MISSÃO É INSERIR A PESSOA SÍNDROME DE DOWN NA VIDA, NO SOCIAL E NO PROFISSIONAL, COMO REFERÊNCIA, QUALIDADE E INSPIRAÇÃO.

"PREMIO RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GASTRONOMIA - ELEITO PELA REVISTA PRAZERES DA MESA"

"REVISTA ÉPOCA - EDITORA GLOBO" ELEGEM CHEFS ESPECIAIS DENTRE OS 10 MELHORES PROJETOS SOCIAIS DO BRASIL
Instituto Chefs Especiais - Down Cooking


"O ESTADO DE SÃO PAULO" DÁ NOTA MÁXIMA PARA CHEFS ESPECIAIS, EM TODOS OS QUESITOS E POR UNANIMIDADE PARA AULA DE GASTRONOMIA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: