terça-feira, 19 de junho de 2012

Filé mignon em bacon ao molho de mostarda e cebolinhas

Comecei a lembrar de umas receitas que eu fazia muito quando morava em SP em 2010. Prato clássico que minha irmã adora é esse filé. Como eu já disse antes, não sou chef ainda, eu tenho "mão boa pra cozinha" como dizem, mas ainda sou crua para as técnicas. Este prato é totalmente caseiro e talvez seja avesso às regras de preparo de um filé mignon (imagino eu porque ele cozinha bastante...) mas... X! Assim fica bom e minha família gosta! Rsss Faço ele sempre acompanhado de farofinha de cebola queimada.

Aproveito que o Danilo meu amigo comentou que o pai dele tinha gostado do meu blog e dedico este post a eles, sugiro que façam essa receita, é super família! Sintam o abraço de uma vovó ao comer este prato!
Letícia Avelar, você também pode fazer em NY!!!
E é muuuito fácil de fazer...

Filé mignon em bacon ao molho de mostarda e cebolinhas

Ingredientes:
1 peça de filé mignon limpa (deve ter aí 1,2 a 1,3 kg)
1 colher de sopa de tempero completo pronto tipo Arisco
2 potinhos de mostarda (pode ser mostarda de qualquer marca, dessas de usar no hot dog mesmo)
2 pacotinhos de bacon em fatias Sadia (tem que ser Sadia! Os outros são cortados muito grossos e estraga o prato)
500gr de cebolinha mini em conserva ou não (em conserva é mais fácil, porém menos saborosa também, se for usá-las, deixe de molho em água pura por uns 20 minutos, trocando a água a cada 10 minutos)
Opcional: 2 colheres de sopa de alcaparras

Equipamentos necessários:
1 Fôrma retangular funda, 3 dedos de profundidade no mínimo;
papel alumínio para cobrir a fôrma
1 frigideira grande (Opcional, explicado abaixo)
Nessa receita você faz a carne toda sem usar as facas! Usa no final para cortar, já à mesa.

Preparar:
1) Temperar o filé mignon com 1 colher do tempero completo Arisco, colher rasa. Cuidado com este tempero, tem bastante sal, principalmente se for adicionar alcaparras no final. O ideal com alcaparras é uma colher rasa para 1,4kg, sem alcaparras, a receita é sempre 1 colher rasa de sal para 1 kg de carne vermelha;
(De novo, isso eu aprendi na prática, sei lá qual a regra certa, meu tempero é assim...)
2) Agora, antes de começar o próximo passo, já pode ligar o forno, na temperatura alta, para que ele fique bem quente para receber o filé. Enrolar então a peça de filé mignon com as fatias de bacon até cobrí-la por completo;

Um pouco que aprendi na cozinha é que seria bom “selar” essa carne antes de enrolar no bacon. Selar é fazer o seguinte: em uma frigideira grande, esquente 2 colheres de sopa de óleo, até que comece a sair fumacinha, daí então coloque a peça inteira de filé, deixe dourar, vire os 4 lados da peça, deixando-as douradinha porém não cozida, ela só está selada, por dentro totalmente crua, por fora ela já está marronzinha e um pouco dourada (ai queria ter uma foto aqui agora). Então quando esfriar, enrole o bacon. – Na verdade eu nunca fiz desse jeito eu sempre coloquei direto o bacon, porque desconhecia a técnica de selagem para manter o suco da carne, ela fica mais suculenta. Então se tiver com preguiça de selar e sujar mais uma frigideira e o fogão, tudo bem também fica maravilhoso sem a selagem;
3) Colocar então essa carne enrolada no bacon sobre uma fôrma retangular, pode ser redonda também, só precisa ser funda, fôrma de pizza não serve (se a frigideira que usou para selar puder ir ao forno, utilize-a como fôrma! Se não der, depois de tirar a carne, adicione um pouco de água - dois dedinhos em fogo alto e mexa um pouco, misture à mostarda e coloque sobre a carne);
4) Jogar a mostarda sobre o rolo, espalhando bastante. Jogar sobre a carne e assadeira as cebolinhas;
5) Cobrir com papel alumínio e levar ao forno (que já deve estar quente, como dizia o passo 2), abaixe o fogo para a temperatura média, deixe a carne por 30 minutos, então retire o papel alumínio, vire a carne e deixe mais 20 minutos, até dourar. Na foto aí embaixo eu cortei em fatias e coloquei no pirex depois.

Observação importante: se for usar um pirex de vidro pra fazer o filé, muito cuidado, você não poderá pré-aquecer o forno antes, então seu tempo de forno passa de 30 minutos iniciais para 50. Os 20 minutos para dourar permanecem. (Não recomendo usar pirex de vidro, a carne dá uma ressecada eu acho... nesse caso eu fiz em outro e passei para esse para ficar mais bonito).
Em nenhum momento se coloca mais sal! A Paty minha amiga achou que eu tinha me enganado, colocou mais sal... tadinha! Não dava pra comer ela falou...
Se for adicionar alcaparras, adicione-as inteiras ou picadas, como preferir minutos antes de servir.

Dri e Dani

Foto do filé pra family

Filé pra family 2

Um comentário:

Comente aqui: