domingo, 15 de maio de 2011

Filé mignon, molho madeira, mostarda em grãos, talharim de legumes

Também conhecido como filé, pode ainda ser chamado de lomo (espanhol), filet (francês) ou tenderloin (inglês).É o corte mais macio de carne bovina. Um filet mignon inteiro tem aproximadamente 2 kg.
O Filé mignon é considerado “insoso” e por isso tão apreciado na gastronomia, pois para que ele se torne um prato saboroso é preciso adicionar gordura e molho. Ao passo que se adicionar molho a um contrafilé por exemplo, estragamos o prato.
Diz a história que os primeiros molhos vêm de cinco mil anos atrás, quando indianos e chineses, sempre interessados em guardar suas iguarias para o futuro, aprenderam que certas ervas, misturadas no calor de infusões de água ou de bebidas alcoólicas, mantinham a longa vida de peixes e caças. Com o passar do tempo o molho foi se tornando integrante básico na cozinha.
O molho madeira recebe esse nome devido a um ingrediente em especial, o vinho madeira, tinto e de sabor forte, produzido nas encostas e adegas da Ilha da Madeira, em Portugal.
Neste prato o filé mignon grelhado é regado por molho madeira e, para suavizá-lo, mostarda em grãos embebida em creme de leite fresco. O talharim de legumes dá leveza ao prato. 

Harmonização:
TOMERO MALBEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: