Para fazer esta sobremesa eu me inspirei em uma receita do Gordon Ramsay, em que ele fez na copa de 98 uma cereja confitada servida em uma sopa de balsâmico e sorvete de creme. Pensei que aqui não encontramos cerejas facilmente... o que tenho visto em abundância que poderia ser similar e característico ao cerrado foi a goiaba, daí então peguei a receita do Gordon e comecei, chegou meu amigo Marco Soares e começamos a criar o prato juntos... Saíram dois tipos, uma com molho de vinho e outra sem vinho, confitada em caldo cítrico.
Vou ensinar essa do caldo cítrico que foi mais “minha”e a outra mais do Marco (apesar de que palpitamos um na receita do outro, rss).
Retirei a casca da goiaba, sua semente e coloquei aquele casco de goiaba (igualzinho de doce de goiaba em calda) e coloquei para cozinhar em um caldo de água, açúcar e a casca de um limão. Ela cozinhou por uns 10 minutos de forma que não ficasse crua mas ainda firme. Da polpa da goiaba com semente e casca, eu fiz um caldo batido no liquidificador com aceto balsâmico, pimenta do reino, sal. Esse é o caldo depois de coado, claro, que está no ramequim. O sorvete de queijo eu encontrei em uma sorveteria caseira de Uberlândia. Na hora de servir, pinguei uma gotinha de balsâmico no ramequim para dar um tom mais aceto para o prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: