sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tomate recheado com Ratatouille


Já contei por aqui mais de uma vez da minha paixão pela produção da Disney Ratatoille, acho realmente um filme incrível que transmite várias mensagens especiais envolvendo meu assunto favorito: comida!

Daí a minha querida tia Liana me procurou querendo presentear Júlia, sua afilhada que completaria 9 anos de idade e adorava cozinhar. Júlia queria preparar sozinha um jantar completo: entrada, prato principal e sobremesa.

Eu nem conhecia ainda a Júlia para saber se ela comia berinjela ou não mas perguntei para sua mãe se ela experimentava de tudo ou tinha restrições. Nada - ela estava aberta! Então perguntei se ela conhecia o filme e já logo sugeri o Ratatoille. Ela topou e seguimos com a idéia!

Eu tenho um cortador de legumes da marca Zyliss que se vende aqui no Brasil na Spicy que é perfeito para crianças, a Julia pôde cortar seu próprio Ratatoille.

Para servir o delicioso ratatoille eu o coloquei dentro de um tomate assado perfumado com manjericão e acompanhado de folhas verdes.


Julia se divertiu com o cortador de legumes






Tomate recheado com Ratatoille


Tempo de preparo: 35 minutos // Rendimento: 8 porções



Ingredientes



  • 10 tomates italianos bem maduros
  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 1 cebola
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 10 folhas de manjericão
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite



Modo de preparo


1- Corte a berinjela, abobrinha e cebola em cubos de mesmo tamanho. Corte 2 tomates em cubos.

2- Prepare 8 tomates para serem recheados: corte a tampa, retire a semente e corte uma mini tampinha na bundinha do tomate para firmá-lo no prato. Macere algumas folhas de manjericão com sal e polvilhe por cima dos tomates. Adicione também 1 colher de azeite sobre eles e reserve;

3- Em uma panela média aqueça 1 colher de sopa de azeite e doure a berinjela. Retire-a do fogo e doure a abobrinha. Retire-a do fogo e junte-a com a berinjela já dourada. Adicione então uma colher de sopa de azeite, o alho picado e a cebola média em cubos, deixe em fogo baixo até que a cebola esteja translúcida. Acrescente o pimentão em cubos e deixe dourar, acrescente os tomates em cubos e deixe refogar por alguns minutos. Volte a berinjela e abobrinha para a panela, mexendo bem. Adicione as ervas, sal e pimenta e deixe em fogo baixo na panela tampada por 5 minutos.

4- Recheie os tomates com ratatouille e leve ao forno bem quente por 10 minutos para dourar.





Dica


Se você for receber amigos, pode fazer tudo, deixar os tomates recheados e colocar no forno por dez minutinhos antes de servir. Mas isso se quiser serví-lo quente, mas eu particularmente prefiro frio, em uma mesa de frios ou mesmo ali dispostos sobre uma mesa com pratos de entrada e garfos pequenos ao lado e cada um se serve a temperatura ambiente. Acompanha muito bem torradinhas e saladinha verde.


Clique aqui para ver mais fotos da aula da Júlia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: