terça-feira, 7 de outubro de 2014

Salada Caesar

Dizem os historiadores que esta salada foi criada em 1924 pelo chef Caesar Cardini quando passava por uma crise no fornecimento de ingredientes, e com a chegada de uma mesa de amigos na casa ele criou um prato especial para serví-los s somente com o que tinha em grande quantidade no estoque: ovo, azeite, queijo parmesão, pão e alface.


Esse prato se tornou famoso na época pois era preparado a mesa, na frente dos clientes e os comensais a degustavam como finger food, com as mãos. Fez muito sucesso e ficou famosa ao ponto de norte-americanos saírem de Los Angeles e dirigirem até Tijuana, México para experimentarem a Caesar Salad de Cardini. 

Assim conta Julia Child em seu livro “From Julia Child’s Kitchen” que tinha lembrança de ter ido ao Restaurante do Chef Cardini em 1925-1926 com seus pais, que obviamente escolheram a famosa salada do cardápio. Ela conta que tem em sua memória a cena clássica de o Chef ia pessoalmente a mesa, quebrava os ovos no bowl de romanas e misturava-as vigorosamente formando a salada. 

(Leia aqui o trecho em inglês do livro de Julia Child).


Acredita-se que quando a famosa receita chegou a França, para agradar ao modo refinado de serviço, o molho foi recriado para ser servido a mesa, a ser cortado com garfo e faca. E hoje o que se encontra como molho dessa salada é bem diferente da receita original: leva maionese e  anchovas. Com isso introduziu-se frango grelhado na receita, já que a proteína do ovo já não compunha mais a receita do molho. 

A receita abaixo é a versão original, com ovo cru e sem frango. Eu tenho uma verdadeira paixão por fazer a Caesar Salad na frente dos meus convidados com o ovo semi-cozido na frente deles em um bowl grande e serví-los, um a um como um grande show. E na verdade eu só adoro fazer isso porque eles também adoram assistir!



Salada Caesar - imagem da internet




Tempo de preparo: 10 minutos // Rendimento: 2 porções



Ingredientes




  • 2 cabeças grandes de mini-romanas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3/4 xícara de azeite de oliva extra virgem
  • 3 fatias de pão de forma (ou 2 xícaras de pão de forma em cubos)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 ovos
  • 1 limão siciliano
  • 3 gotas de molho inglês
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora
  • Sal e pimenta do reino a gosto




 Modo de preparo


1- Folhas:


Lave as folhas muito bem em água corrente destacando-as do talo central e mantendo as folhas inteiras, enxugue-as e enrole em um perfex e mantenha na geladeira dessa forma até a hora de servir. 


2- Croutons:


Retire as cascas das fatias de pão e corte-as em cubos. Reserve.
Corte os 2 dentes de alho e amasse contra a tábua com ajuda de sal. Adicione 4 colheres de sopa de azeite e mexa bem. Coe o azeite para evitar pedaços de alho. Aqueça a uma frigideira e quando estiver bem quente adicione os cubos de pão. Deixe-os por 5 a 6 minutos na frigideira até dourarem. Retire da frigideira e deixe-os secar em papel toalha.


3- Outras preparações:


Coloque água para ferver em uma panela pequena e quando estiver borbulhando, adicione os ovos e deixe-os cozinhar por exatamente 1 minuto. Retire da água e reserve em um bowlzinho bonitinho;
Esprema um limão em um bowl e reserve;
Rale o queijo em um lindo bowl e coloque sob a mesa ao lado do queijo ralado e dos ovos pré-cozidos;
Coloque os demais ingredientes um ao lado do outro: molho inglês, azeite, sal, pimenta do reino, croutons e folhas;


4- Salada:


Primeiramente prepare-se para gestos rápidos e grosseiros como fazia o famoso Chef Cardini. Movimentos lentos não irão funcionar aqui! 
Em um bowl bem grande adicione as folhas romanas e 4 colheres de sopa de azeite e dê duas voltas completas nos vegetais para envolvê-los no azeite - essa é uma técnica chamada "toss" em inglês, eu não sei a tradução em português... 
Funciona assim: segure um garfo em uma mão, uma colher em outra, posicione suas mãos por baixo das folhas e puxe as mãos trazendo-as para o seu corpo contornando o bowl, fazendo um movimento circular, em que as folhas "pulam" para cima e se misturam por completo. 
Adicione 1/4 colher de sobremesa de sal, faça 2x a técnica "toss";
Tempere com pimenta do reino, "toss";
Adicione mais 2 colheres de sopa de azeite, "toss";
Adicione o limão espremido, molho inglês, e quebre os ovos, 2x "toss";
Adicione o queijo ralado, "toss";
Adicione os croutons e então 2x "toss" final!

Sirva IMEDIATAMENTE!


Divirta-se!

Veja aqui mais fotos da aula de saladas na Spicy Gabriel Monteiro da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: