Borscht é uma sopa que teve origem na Rússia e tem como ingrediente principal a Beterraba. Tive a oportunidade de experimentá-la pela primeira vez no Le Cordon Bleu em Sydney 2013. Assim que recém cheguei ao território australiano me impressionei com o uso da beterraba. É um ingrediente lindo mas que não é muito popular no Brasil, é aquele tipo de verdura que as mães fazem as crianças comerem porque é saudável. Já na Austrália a beterraba é adorada e idolatrada salve salve: Salada de beterraba quente com lentilha, beterraba dentro do hamburguer, sanduba veggie de beterraba e assim vai... tem beterraba vermelha como a nossa mas também tem amarela, branca e listrada.
Tem um site britânico muito interessante Love Beetroot (amo beterraba) que conta que a beterraba se tornou popular na Roma Antiga em que era usada para tratar gripes e resfriados, doenças de pele e ainda ingrediente afrodisíaco. Nesse site há ainda depoimentos de grandes chefs como Jamie Oliver e Heston Blumenthal que entre elogios aos vegetais questionam a exploração do vegetal, Heston Blumenthal chega a chamar de falta de criatividade fazer somente Borscht e vegetais cozidos a partir de beterrabas.
O vegetal tem muitos benefícios nutricionais. Recentemente uma pesquisa na Inglaterra revelou que o suco do vegetal cru tem grande poder de baixar a pressão arterial (British Heart Foundation).
A grande paixão européia pela beterraba a trouxe para a Austrália (colônia britânica) e assim o curso do Le Cordon Bleu não poderia deixar de instruir sobre esse ingrediente e sua popularidade na Europa e Austrália.
Eu refiz a sopa do Le Cordon Bleu em casa, mas dessa vez sem creme de leite, fazendo-a mais saudável e quer saber? Estou começando a me apaixonar por beterraba... em breve devem vir novas receitinhas cor de... Beterraba!!!
Espero que gostem da receita e da experiência de introduzir beterraba no menu de casa!
Borscht (Sopa de beterraba)
Tempo de preparo: 2 horas // Rendimento: 2 porções
Ingredientes
- 400 gr de beterraba
- 500 mL caldo de frango ou vegetais
- 2 cebolas brunoise
- 125 gr salsão brunoise
- 20 mL azeite
- 30 mL de vinagre de vinho tinto
- 10 gr salsinha picada
- 150 mL de creme de leite fresco
Modo de preparo
1) Lave bem as beterrabas e as envolva ainda com casca em papel alumínio e leve ao forno médio por 1 hora e meia até que estejam macias;
2) Retire as cascas das beterrabas e bata-as no liquidificador com um pouco de caldo de frango, até uma consistência de sopa grossa;
3) Corte o salsão e cebola em brunoise e refogue com azeite em uma panela por 5-10 minutos;
4) Adicione sal, pimenta e vinagre;
5) Na hora de servir adicione creme de leite fresco e bata vigorosamente com o batedor. Sirva fria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: