quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Moqueca de Jaca?

Os ingredientes já estão sobre a mesa... e as tintas também!!! Com a artista plástica Andrea May tive o grande prazer de preparar um prato enquanto ela representava meu prato em um quadro.

Eu estava na Bahia em viagem há 40 dias e queria apresentar meus conhecimentos adquiridos portanto fazer a formosa e cheirosa moqueca! Eu já tinha feito moqueca de peixe umas 12 vezes ensinando em inglês naquele período, queria usar algum ingrediente que eu conheci na viagem, uma fruta.

Diziam que ela não cheira bem, é difícil de trabalhar, minha mãe não gosta, eu nunca ouvi meu pai falar, moro em São Paulo onde jaca é uma fruta bastante escassa, tudo isso me levava para longe da jaca. Mas na Bahia eu conheci o Sr Paulo, um executivo que me contratou para dar algumas aulas de cozinha para a Marli, sua funcionária. E assim fizemos, eu visitei a casa do Sr Paulo algumas vezes durante minha temporada na Bahia e em alguma dessas visitas ele fez questão de me levar até a barraquinha que tinha jaca, me ensinou a escolher e me deu de presente um saquinho da fruta madura. 

Levei para casa, a senti perfumando meu colo durante todo o trajeto. Cheguei em casa lavei as mãos correndo e fui logo abrir o saquinho de jaca mas em uma pausa de segundos me lembrei de que eu queria gostar da Jaca! Respirei fundo, me segurei e guardei o saquinho por 2 horas na geladeira. Coloquei um despertador e exatamente 2 horas depois eu me deliciei e me apaixonei por jaca madura geladinha!

Enquanto a jaca docinha e geladinha derretia na minha boca eu pensava no prato que tinha combinado com May. Pensava se aquele dulçor combinaria com o dendê cremoso de leite de coco. Foi então que ainda com as mãos lambuzadas eu abri o computador e  coloquei no google: "moqueca de jaca": Yes! Alguém já tinha feito! Lá no Norte, não na Bahia. Assisti a 2 vídeos, neles usava-se jaca verde. Naquela noite eu dormi sonhando onde encontraria a tal jaca verde.

No dia seguinte cedo acordei pilhada na busca pela Jaca verde. Pergunta daqui e dali, acabei caindo na periferia de Salvador e encontrei uma jaca verde enorme por R$7,00. Comprei e já logo fui pra casa testar a receita.

Chego em casa com aquela jaca enorme e os braços doendo do peso de carregá-la (devia pesar uns 10kg). Lavei a jaca e já logo peguei a faca e quando coloquei a faca pela primeira vez ela saiu toda melecada eu pensei: Eca! Parei por um instante e falei sozinha: "Eca nada Adriana, Google". E mais uma vez o Google me salvou e me contou que eu deveria lambuzar a faca com óleo de cozinha assim a gosma da jaca não grudaria na faca, dito e feito, cortei a jaca como se fosse uma abóbora e coloquei ela para cozinhar na pressão por 20 minutos com casca e tudo.

Saindo da pressão eu queria provar, coloquei a primeira carninha na boca e ela tinha consistência de peixe desfiado e nada de sabor! Eu não tinha colocado sal, queria sentir o sabor da jaca primeiro e não tinha nada. A fruta propriamente dita se forma envolta do caroço e, quando a Jaca está verde, ela se forma em uma camada bem fininha e adocidada. 
O caroço pode ser descascado e comido é delicioso. A Chef Roberta Sudbrack já surpreendeu a crítica do Rio de Janeiro ao servir caroço de jaca em um jantar em maio de 2014.

Tudo certo para o grande dia! O prato da 1a filmagem da série Cozinha "Ins"piração seria a Moqueca de Jaca!




Preparei a moqueca como se aquela jaca verde cozida fosse toda carne de peixe desfiada, tirei a casca e as sementes, piquei as carnes adocicadas das frutas verdes. Refoguei a cebola em cubos no azeite doce (azeite de oliva se chama azeite doce na Bahia), adicionei tomate em cubos, pimentão em cubos, refoguei bastante, adicionei o peixe, refoguei, adicionei o leite de coco feito na hora espremido no pano. Temperei com sal, adicionei dendê, ajustei tudo. Adicionei rodelas de tomate, cebola e pimentão e o coentro que enfeitaram e coloriram o prato.

O resultado dessa história toda foi o vídeo gravado em parceria com Galeria Gastrô, filmagem Pedro Gaudenz. Veja o vídeo AQUI.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: