quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como é essa história do Mané?

Seguindo a minha proposta para esta Copa do Mundo de me envolver por completo na culinária brasileira em suas mais puras raízes, hoje eu fui atrás de um Mané Pelado! Logo cedo quando fui ao mercado me encontrei com o Sr Alginaldo que vende mandioca aqui na frente de casa e em um saquinho plástico enroladinho com uma receita acompanhando lá estavam 500g de mandioca ralada fresquinha por somente R$ 3,00.

Voltei pra casa lendo aquela receita do bolo e achei que seria melhor resgatar uma receita do livro "Araxá põe a mesa", uma coleção publicada por volta de 1982 sobre a culinária mineira da região de Araxá. E achei a receita da Maria do Carmo Pereira Vasconcelos, uma das colaboradoras do livro, adaptei para a quantidade de ingredientes que eu tinha em casa e assim saiu o MEU mané pelado! haha!



Achei o bolo simplesmente maravilhoso mas mesmo após comê-lo eu ainda não entendia o motivo do nome, ele é delicioso, molhadinho, suculento mas ainda não entendi a história do mané… mais candidato a Romeu pelado do que mané pelado!


Daí o Pai Google me ajudou a encontrar a origem deste nome…
Uma delas é de por uma lenda popular diz-se que não se pode soltar puns enquanto se colhe mandioca que se isso acontecer a mandioca fica com manchas roxas e não fica boa para comer. Assim os portugueses em sua colonização obrigavam os escravos a colher mandiocas pelados para vigiarem-se os puns (flatulências) uns dos outros e garantir uma colheita sem mandiocas com manchas roxas. Daí quando inventou-se o bolo com a mandioca que era colhida pelos escravos (manés) pelados ele levou o nome. (Do livro de culinária portuguesa, por Manuel das Couves, alfaiate e pensador)

Chega de conversa fiada e vamos logo ao que interessa: A RECEITA!





Bolo Mané Pelado (Bolo de mandioca ralada)

Ingredientes:
500g de mandioca ralada
200g de açúcar
3 ovos
50g de coco
80g de manteiga
280g de queijo meia cura ralado
2 copos de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sopa canela em pó

Modo de preparo:
1- Bata os ovos com o açúcar por 5 minutos, adicione a mandioca ralada, o coco, a manteiga e o queijo mexendo com uma espátula;
2- Adicione o leite ao final e a canela em pó e o fermento, mexa bem e coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo;
3- Leve ao forno por 40 minutos até estar bem dourado por fora.
4- Sirva gelado como sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: