Em 1955 três irmãos cariocas Milton, Jaime e João Ponce lançaram na cidade do Rio de Janeiro o biscoito de polvilho com a marca “Biscoito Globo”.
Hoje 59 anos depois o biscoito é paixão nacional e se enraizou de tal forma nas praias cariocas que alguns brasileiros até se esquecem que este biscoito de polvilho é vendido por todo o país, só muda o nome. Na verdade o Globo tem uma diferença, o biscoito é um pouco maior de tal forma que no saquinho de praia cabem exatamente 10 biscoitos, 30g, porção individual, ao meu ver quantidade perfeita pra um. O biscoito sendo maior, ele fica mais leve, mais aerado e aumenta a quantidade de “crunch crunch” de cada mordida… muito mais crocante.
Eu sou apaixonada por Biscoito de polvilho, doce ou salgado, eu adoro! Então eu já tinha visto algumas receitinhas de farofa de Biscoito Globo mas eu nunca tinha experimentado, ficava só imaginando como ela seria.
Semana passada estive no Rio para visitar uma amiga e sempre quando faço visitinhas gosto de oferecer um jantar especial para o anfitrião em retribuição da hospedagem.
Ainda cedo no mesmo dia da chegada, quando estava na praia já estava pensando no cardápio que iria preparar quando eu escuto de longe “Olha o bixcoito Globo” – aquela frase me soou como um chamado e eu entrei de cabeça nessa receita. Me lembrei daquela farofa de coco que por coincidência eu tinha comido no casamento dessa amiga, mas agora eu queria reinventar. Carioca adora coco, inventa tudo o que pode com essa fruta maravilhosa, usa água e carne em seus mais variados pontos de maturação, adoro essa mistura carioca!
Então eu inventei a farofa de coco com bixcoito Globo. Foi um sucesso! Eu a preparei em uma noite em que recebíamos um casal de amigos e seu filho de 11 anos. Assim éramos 6 para o jantar. Tentei não fazer muita comida e também uma comida bem leve porque já era tarde e os cariocas costumam ser bem lights. Eu só não imaginei que TUDO fosse acabar! Fiz batata bolinha ao forno, um filézinho de Congro rosa grelhado, pirão (porque ganhei a cabeça do peixe) e a farofinha de coco com biscoito Globo. O sucesso foi tanto que o anfitrião terminou a noite comendo farofa pura!
Vamos logo a receita que já estou com água na boca…

Farofa de côco com biscoito Globo

Ingredientes:
100gr de manteiga sem sal
50gr de coco ralado seco
30gr de biscoito de polvilho doce
30gr de biscoito de polvilho sal
1 pitadinha de sal

Modo de preparo:
Amasse os biscoitos com a mão e bata no liquidificador até que virem pó. Derreta a manteiga em uma frigideira e deixe em fogo baixo até que esteja no ponto de Noissete (cor marron clara, cheiro amendoado). Acrescente o coco, mexa bem, acrescente a farinha mexendo sempre em fogo baixo. Quando os pedacinhos de coco começarem a dourar a farofa está pronta. Desligue, acrescente uma pitadinha de sal, espere esfriar e sirva a temperatura ambiente.
Se você servir essa farofa quente, os pedacinhos de coco estarão muito quentes e poderão queimar os comensais, uma vez que foram torrados com manteiga.