E como na Gastronomia também tem moda, o lançamento desta coleção é o Clericot! Uma bebida refrescante a base de vinho e/ou espumante e frutas. De origem francesa com base de xerez, um tipo de vinho fortificado, licoroso típico da Espanha. A bebida chegou fazendo sucesso nos países latinos como Argentina e Uruguai, principalmente nas praias de Punta del Leste em que se vê turistas com jarras de clericot passeando pela praia o tempo todo.
Quando caiu no gosto popular, o clericot latino sofreu alterações com nossa criatividade e sua base passou a ser vinho branco ou espumante ou os dois, como é a minha versão predileta.
Bebidas muito fáceis de preparar, Sangria e Clericot são charmosas e muito flexiveis, você pode preparar com frutas diversas que tiver em casa, até banana combina ali!
Isso mesmo, sabe aquele boleador que tem na sua casa que você nunca usou? Encontrou uma grande utilização que além de deixar a bebida super charmosa com bolas coloridas, ainda conta com a vantagem de você dispensar a faca e evitar se cortar… Nesta minha receita, as uvas descem para o fundo e as demais frutas brincam de arco-iris na jarra!
Servir clericot nas festas de final de ano é puro luxo e glamour, e até aqueles que não são adeptos da bebida alcoólica vão querer provar um pouco porque é uma receita muito leve e refrescante.
Clericot de Natal
Ingredientes:
1 cacho grande de uvas rosadas
4 maçãs bem vermelhas
½ melão
2 kiwis
1 fatia grossa de melancia
1 garrafa de espumante brut
1 garrafa de vinho Chardonnay
Modo de preparo:
Com um boleador faça bolas de 2 maçãs com casca, ½ melão, kiwis e melancia sem casca, junte as uvas desprendidas do cacho e junte as bolinhas de fruta para marinar em 1 copo de vinho branco. Reserve.
Com as 2 maçãs restantes faça um suco em uma centrífuga. Se não tiver centrífuga, bata no liquidificador 1 copo de vinho branco com as 2 maçãs sem casca e sem semente, terá o mesmo efeito.
Em uma jarra adicione a marinada de frutas boleadas e macere-as um pouco, adicione o suco de maçã e deixe-as de molho por 30 minutos. Adicione o restante do vinho e o espumante. Sirva bem gelado, se necessário adicione 3 pedras de gelo, não mais do que isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: