domingo, 3 de fevereiro de 2013

Minha primeira aula prática no LCB: cortes de legumes!

A primeira aula foi de cortes! Pow eu já tinha me preparado bastante pra ela, fiz um curso de “Sharpening your knife skills” na CIA New York em Setembro/2012, era pra eu ter chegado detonando! Mas nesse dia eu tive meu  primeiro insight: Eu não sei nada, tudo que aprendi até agora foi errado, a escola está me ensinando do jeito certo, então tenho que fazê-lo!

No Black Pony quando trabalho é diferente. Tudo precisa sim ser feito com atenção e perfeição, mas não no detalhe do tamanho do legume. Para eles importa pouco se a cenoura tem 2 ou 3cm, mas sim faz diferença se ela será cortada em 3 horas ou 20 minutos. E sim, eu posso demorar apenas 20 minutos, não posso perder a tarde toda cortando legumes! Tenho de ser rápida e conseguir fazer outras coisas!
Então o que tento fazer é pegar agilidade no trabalho e precisão na escola, acho que este é o caminho. Não sei se é o que todo chef deseja mas sinceramente é o que pretendo ser como grande chef: ágil e precisa!

A precisão dos cortes, ou a falta dela na verdade me fez sair da aula no primeiro dia chateada por não ter conseguido cortar como eu esperava. Aprendi que segurava a faca de uma maneira XIS, que existe metodologia até pra isso! Se  eu segurá-la de outra forma posso ter mais precisão nos meus cortes. Assim foi meu primeiro dia: cheio de aprendizados e decepções internas!
Cortes do professor!

Meus cortes de legumes!
 Mas um grande mérito: já passei da segunda aula prática sem nenhum corte nos dedos! Meus colegas mais novinhos todos tem band-aids em seus dedos... O pior é que o band-aid é BEM chamativo! Ele é azul royal.. hahhaha!

Ontem fui ao supermercado e comprei 3kg de cenoura para fazer tudo Julienne, o corte mais fino e preciso que eu já vi... primeiro pega a cenoura e corta em lascas finas de 3 a 4mm, daí então corta cada lasca ou 2, empilha e corta na vertical fazendo um bastonete fino do tamanho de um palito de fósforo. Amanhã, sábado dia 02 de fevereiro vou acordar 6 da manhã como todos os dias mas só entro no trabalho às 9:30h, vou aproveitar esse tempinho e praticar!

Em busca de um sonho: ser a primeira aluna da sala neste período!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: