quinta-feira, 24 de maio de 2012

GANHEI UMA FULL TUTION NO LE CORDON BLEU AUSTRÁLIA!!!!

Fui almoçar com um amigo do trabalho e ansiosa pelo resultado da bolsa do Le Cordon Bleu, obviamente foi o tema do almoço. Ele me perguntou como eu descobri esse esquema de bolsa... daí comentei com ele que pouquíssimas pessoas no Brasil sabem sobre esses programas, e daí eu fui então resgatar como foi que isso chegou até mim.

No dia 2 de fevereiro de 2011, eu enviei um email ao Le Cordon Bleu de Londres perguntando se havia algum programa de bolsa e então a resposta veio com a indicação do The Culinary Trust e The James Beard Foundation. Naquele momento eu não podia me inscrever, o tempo de “application” estava aberto, mas eu não estava preparada.

Um ano depois, em 13 de março de 2012 eu enviei meu application. No formato de inscrição online eu não poderia inserir as minhas fotos, então envei um email ao Heather, que trabalha no The Culinary Trust solicitando que incluísse no meu processo. [As fotos estão em outro post se não ficaria muito longo aqui, se quiser ver, clique aqui.]

Agora o material que preparei para este application foi muito especial, pois foi feito a muitas mãos, devo agradecer aqui especialmente a (sem ordenação): John Amacker, Papai, Letícia Avelar, Lygia César, Yolanda César, Roberta Batochio, Alexandre Henriques, Danilo Albuquerque, Julia Mori, Vitor Gramari, Caueh Perrella, Natasha, Juliana Tavares, Guilherme Bonifácio e todos os outros amigos queridos que leram a carta e contribuíram dando apoio e incentivando o tempo todo!


No domingo dia 20 de maio eu recebi um email de Jessica Bride do The Culinary Trust dizendo que eu era uma das finalistas que eles gostariam de fazer uma entrevista de 15-20 minutos. Ela marcou a entrevista para o dia seguinte, dia 21 entre 8 e 11 da manhã do horário dela.

Imagine se eu dormi esta noite? Hahaha piada, cabeça a milhão pensando tudo que ela poderia me perguntar! Dei um google no fuso horário, eram duas horas mais tarde que no Brasil mas eu nervosa confundi tudo e fui para o escritório as 6 horas da manhã! Fiquei conectada no Skype direto de 6 até 14:30hrs quando conseguimos nos falar! A entrevista foi ótima! Consegui me expressar, claro que no começo estava nervosa, gaguejei um pouco no começo porque estava nervosa e passou... coloquei minha opinião de forma clara e sincera.

Ela me perguntou tudo! Vou tentar registrar aqui porque um dia eu vou esquecer, e é uma boa lembrança:
Você tem fundos para cobrir os custos de vida na Austrália e também comprar equipamentos e uniformes?
Você está trabalhando atualmente com cozinha?
Minha resposta: Não, sou engenheira, estou me preparando financeiramente para arcar justamente com os custos de cursar o Le Cordon Bleu.
Por que você escolheu Austrália?
Minha resposta: Por ser um país parecido com o Brasil em clima e pessoas, achei que seria mais fácil me adaptar. E também porque há duas oportunidades de trabalho incríveis que gostaria de aplicar, uma delas é do Jamie Oliver com obesos que acontece justamente no mesmo campus onde são ministradas aulas do Le Cordon Bleu e a outra é com o Gordon Ramsay, ele recentemente abriu um restaurante em Sydney e está precisando de equipe, gostaria de fazer parte do time dele.
Jessica: Sorriu e “Very Good!”

Como você pretende aplicar o conhecimento do Le Cordon Bleu?
Acredito que precise aprender as técnicas francesas para aplicar nos ingredientes brasileiros. Temos carnes frescas e não sabemos prepara-la corretamente porque desconhecemos as técnicas. Além da grande riqueza de ingredientes que temos ainda por descobrir, conhecendo as técnicas básicas de culinária eu acredito que possa contribuir na descoberta de novos produtos da gastronomia brasileira.
Jessica: “That’s a very nice Project Adriana, Congratulations”

Por que o Le Cordon Bleu?
Minha resposta: Porque é a melhor e mais conceituada escola do mundo em gastronomia, somente nela poderei aprender as técnicas corretas para aplicar nos ingredientes brasileiros.
E qual a diferença entre sua carreira em engenharia e culinária?
Minha resposta: “Passion,  engineer carrer is not for love” A comida tem um peso inacreditável na minha vida, comecei a preparar jantares em casa para nossa família quando eu tinha 7 anos de idade, alguns anos depois quando minha mãe se foi, o fato de eu cozinhar nos uniu novamente, proporcionando momentos de alegria em volta de uma boa comida. E eu acredito que tenha um dom e eu “devo” uma gratidão aos alimentos pela importância que tem na minha vida, quero transformar a maneira com que os brasileiros vêem o fato de cozinhar.

Daí ela perguntou se eu tinha dúvidas e esclareceu, descobri que sou a única brasileira entre 4 finalistas e ela ainda me disse que eu tinha o perfil que eles geralmente buscavam, me desejava sorte!
E assim... o resultado sairia na 4ª feira, dia 23/05, passei o dia grudada no skype e no celular! É o meu sonho se realizando!

O resultado saiu a uma hora, às 19:30h e eu estava no trânsito, chovendo emputecida e de repente eu resolvo dar uma olhadinha no site pelo Iphone. Nesse momento penso como vale a pena mil vezes ter um Iphone e ler esta notícia em minhas mãos ali parada no transito!!!!

Abaixo a publicação dos ganhadores:
"A big thanks to our wonderful applicants and a heartfelt congratulations to the winners!

French Culinary Institute Culinary: Megan Coombes
French Culinary Institute Pastry: Kelsey Vala
French Culinary Institute Sommelier: Jennifer Goren
French Culinary Institute California Culinary: Luis Mijango
French Culinary Institute California Pastry: Anna McLean
Institute of Culinary Education Diploma: Dianna Lam
Julia Child The Boston Foundation Grant: Anna Igou
Julia Child, The Culinary Trust Grant: Katrina Meynink
L’Academie de Cuisine: Elizabeth Simms
Le Cordon Bleu London: Mariachiara Chianciaruso
Le Cordon Bleu Ottawa: Michele Lean
Le Cordon Bleu Paris: delayed
Le Cordon Bleu: Paris Wine: Rosemary West
Le Cordon Bleu Sydney – Adriana Avelar
Natural Epicurean OR / TX, Daphne Finlayson
Natural Gourmet: Gabriela Alvarez
Internship Finalists will be announced via email on May 26, 2012."

10 comentários:

  1. Muito boa sua história !! Espero que eu passe por isso !! Cozinhar é o meu projeto de vida! Só uma pergunta, esse sistema de bolsa você apenas arcou com os utensílios, o uniforme e os custos de vida na austrália? Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, obrigada pela visita e desculpe a demora em responder. Sim, com essa bolsa eu tive custos de um conjunto de facas e uniforme bem caro (cerca de 5 mil reais) e meus custos de vida na Austrália! Se quiser/precisar de mais informações, me mande email chef.adriana.avelar@gmail.com
      E fique esperto estão abertas as inscrições pelo The Culinary Trust! beijos, boa sorte!

      Excluir
  2. Nossa Adriana, quero em primeiro lugar lhe parabenizar pela sua historia e por acima de tudo acreditar em sí mesma e correr atras do seu sonho. Eu sou estudante do curso de Gastronomia na UFRJ e meu maior sonho é fazer o curso de confeitaria da Le cordon Bleu, e a sua historia sem sombra de duvidas abriu bem a minha cabeça e meu coração... Vou me preparar, estudar bastante e irei seguir a mesma linha que você, sei que meu dia tambem irá chegar, pois assim como você a cozinha faz parte da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marillon! Obrigada por seu comentário… fico muito feliz em te inspirar a seguir seus sonhos!!! Keep cooking and having fun!!! Conte comigo se precisar de algo… Me acompanhe também pelo Facebook, sempre posto novidades quem sabe mais alguma te inspira? beijos!

      Excluir
    2. Com certeza Chef, já lhe adicionei e estou lhe seguindo, e muito obrigado por ser tão prestativa... e sei que você não inspira somente a mim, mas tambem a muitos que são apaixonados pela cozinha, a sua historia deveria servir de exemplo para todos que sonham e que vivem a cozinha, pois cozinha não é apenas cozinhar, como a palavra simplesmente diz, mas cozinha é sim o amor que colocamos em cada ingrediente, cada tempero que um determinado prato leva.... Continue fazendo esse trabalho maravilhoso. Torço muito por você assim como você torce por todos que amam a cozinha. Beijos

      Excluir
  3. Olá Adriana. Encontrei seu blog pesquisando sobre as bolsas de estudo e a sua história me deu muita esperança. rs. Parabéns pela conquista!! Qual dos programas de bolsa você tentou? Não consegui informação de bolsa total pelo site. Precisou de Ielts ou Toefl? A bolsa é somente do curso ou há ajuda de custo de vida também? Se puder me ajudar com essas dúvidas. Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Me adicione no facebook que falamos melhor, te conto tudo direitinho como foi… o programa de bolsa só abre uma vez por ano, no site The Culinary Trust. Poxa, os caras me deram 10 mil dolares, o valor do curso… eu paguei pelas despesas na viagem, claro! E também alguns outros custos como de equipamentos e tal… Me add que falamos melhor por lá! bjos

      Excluir
  4. Ola Adriana , tudo bem?
    please gostaria muito de saber se quem é formado em gastronomia pode tentar a bolsa de estudo no Le Cordon Bleu? me de este help esta duvida me mata é nao acho a resposta nunca
    Desde já agradeço , bjos sucesso sempre

    ResponderExcluir
  5. Chef Adriana Avelar sobre a bolsa de estudos eles exitem um nível de inglês fluente?

    ResponderExcluir
  6. Ola chef.
    Gostaria de saber se voce ainda tem o contato do senhor que lhe ajudou a preparar as cartas.
    Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir

Comente aqui: