domingo, 27 de fevereiro de 2011

Talharim de palmito pupunha

A primeira vez que ouvi falar desse prato foi num curso do Alex Atala que tentei fazer, mas entre o prazo em que eu recebi o email do curso e liguei para fazer a reserva, as vagas já tinham se esgotado! Ele ia ensinar esse prato... isso foi em setembro do ano passado. Desde então a vontade de aprender a fazer esse prato não saiu da minha cabeça.
Então faz duas semanas comecei a perguntar na cidade onde eu poderia achar palmito pupunha, procurei daqui e dali, mas nada... me indicaram uma feira no domingo super longe. Acordei meio atrasada, mas fui, chegando lá e perguntando me disseram que o senhorzinho que vendia tinha falecido... “poutz!” pensei... mas mesmo assim decidi dar uma voltinha na feira pra ver a variedade de frutas e verduras diferentes que poderia encontrar, afinal já estava lá mesmo. De repente encontro um senhor que vendia, tinha até 3 tamanhos! Ele tem plantação na casa dele, quase não acreditei!
Cheguei em casa e fiquei pensando como eu faria pra transformar aquele palmito gigante num talharim... peguei meu laminador e comecei a abrir o palmito. 
Estava muito duro, aquilo não iria virar talharim... seria impossível fazer aquele negócio duro ficar no ponto de uma massa leve. Mas se o Alex Atala conseguiu, eu também iria conseguir! Fui abrindo o palmito até que encontrei uma parte macia, no coração dele.
Fiz lâminas desse coração do talo, coloquei na água para ferver por 2 minutos (como se fosse uma massa mesmo), experimentei e lá estava meu talharim, eu consegui!
Enfim, fiz o talharim com molho bechamel ao alho poró! Maravilhoso, light, saudável, é tudo que tenho a dizer sobre o prato!
Agora vai a receitinha... Essa receita rende pouco, 2 pessoas...

Ingredientes:
1 talo de palmito pupunha
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 copos de leite
1 pitada de sal
1 talinho pequeno de alho poró
1 pitada de noz moscada
Lascas de parmesão
Cheiro verde em mini pedaços

Modo de fazer:
Lamine o coração do palmito pupunha, leve para cozinhar em água fervente com sal e um fio de azeite por 2 minutos. Retire e coloque em água fria para parar o cozimento. Reserve.
Prepare um molho bechamel (que eu já ensinei aqui no blog), acrescente o alho poró cortado em fatias bem finas e as lascas de parmesão, deixe ferver mexendo sempre para não empelotar até que o parmesão esteja derretido.
Em uma colher de sopa de azeite, refogue o talharim de palmito, acrescente o cheiro verde. 

Disponha o molho sobre o prato, em seguida o talharim e mais algumas lascas de parmesão. Pronto! Prepare-se para deliciar um prato maravilhoso e rápido, digno de um verdadeiro Chef!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: